Quem não pode tomar castanha da índia?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O uso da castanha da Índia não é recomendado para crianças, adolescentes menores de 18 anos e para mulheres grávidas sem a indicação de um profissional de saúde habilitado. Além disso, não é indicado para pessoas que tenham hipersensibilidade à escina (componente da Castanha da índia).

A Castanha da Índia Herbarium age aumentando a resistência vascular periférica e melhora do retorno do fluxo venoso. Assim, este medicamento alivia os sintomas característicos da insuficiência venosa, como a sensação de dor e de peso nas pernas, inchaço, câimbras e prurido.

Posologia do Castanha da Índia - Herbarium
Ingerir um comprimido, via oral, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas, ou a critério médico. A dose diária não deve ultrapassar seis comprimidos ao dia.

Castanha da India Extrato Seco 500mg; Excipiente q.s.p 1 cápsula. Tome 1 cápsula ao dia ou conforme a orientação do profissional habilitado. 4 meses.

É contra-indicado em pacientes com história de doença renal e na gestação com incompatibilidade de fator RH.

Embora seja uma substância eficaz no tratamento de doenças relacionadas à circulação sanguínea, a castanha-da-Índia não é recomendada para todos os perfis de paciente.

Posologia do Castanha da Índia
Ingerir um comprimido, via oral, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas, ou a critério médico. A dose diária não deve ultrapassar seis comprimidos ao dia.

A ação vasoprotetora e venotônica da Castanha da Índia age no interior dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Isso acontece porque ela possui propriedades que aumentam o tônus de suas paredes, favorecendo o retorno do sangue nos membros inferiores e evitando problemas de má circulação.

Deve-se consumir de 2 a 3 xícaras de chá por dia, sem adicionar açúcar ou adoçantes. Modo de preparo: Colocar a água para aquece e, após levantar fervura, desligar o fogo e adicionar as folhas de castanha, deixando a mistura repousar por cerca de 20 minutos. em seguida, coar e beber.

Benefícios da Castanha da Índia
A oleaginosa serve para que certas condições se aliviem, como a má circulação e inchaço causado pela falta de circulação, as cólicas menstruais, as varizes, flebites, além de hemorroidas e inflamações na pele de modo geral. Também é indicada para aliviar a dor nas pernas pesadas.

A união do ginkgo biloba com castanha-da-Índia faz com que as propriedades benéficas de ambos se juntem e criem um poderoso produto. O suplemento natural dessas substâncias possui ação antioxidante, vasoprotetora, vasoconstritora, tônica, estimulante, hemostática e adstringente.

A Castanha do Pará possui alto valor calórico, mas ainda assim é indicada para quem quer emagrecer. Isso porque ela é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por estimular o metabolismo e a queima de gordura, além de gerar a sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos.

No caso de insuficiência renal, é importante também controlar o consumo de alimentos ricos em potássio, como queijos, castanhas, coco e frutas secas, pois o excesso desse mineral pode se acumular no organismo, sobrecarregando os rins e podendo também causar problemas no coração.

Existe uma planta muito adequada para tratar as varizes, com a qual são elaborados diversos cremes que podem ser muito eficazes. Trata-se da castanha-da-índia. Você pode encontrá-la em farmácias e, como mencionamos, usá-la para tratar as varizes que ainda são superficiais.

Boa para o coração
Graças ao seu alto teor de ômega-9, a castanha-do-pará age positivamente na saúde do coração. Alinhada a uma alimentação balanceada, ela ajuda a reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumenta os níveis do HDL (colesterol bom).

O valor nutricional da castanha de caju é imenso.
O fruto do cajueiro é um excelente aliado da saúde por conter antioxidantes e ser rico em gorduras boas para o coração.