Quem não pode tomar anti-inflamatório?

Perguntado por: rfogaca . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Pacientes que não devem tomar anti-inflamatórios sem orientação médica

  • Idosos.
  • Grávidas.
  • Pacientes com insuficiência renal.
  • Pacientes com cirrose.
  • Pacientes com hipertensão descontrolada.
  • Pacientes com insuficiência cardíaca.
  • Pessoas que consomem, em média, mais de 3 doses de álcool por dia.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Dentre os anti-inflamatórios, todos agridem a mucosa gástrica, mas celecoxibe, naproxeno e ibuprofeno estão entre os mais seguros.

Esse tipo de medicamento tem a finalidade de acalmar as dores articulares ou musculares com ou sem trauma. Geralmente eles são usados também em casos de cólicas menstruais, dores no pós-operatório e pacientes em tratamento contra o câncer.

O uso indiscriminado de anti-inflamatórios pode causar efeitos colaterais graves, como toxicidade para as células do fígado e dos rins, gastrite e úlcera, entre outros. Eles dó devem ser utilizados sob prescrição e com acompanhamento médico.

Os anti-inflamatórios são usados para impedir ou diminuir um processo inflamatório causado por uma infecção ou lesão. A inflamação é ocasionada pelo aumento da produção da prostaglandina.

Os efeitos colaterais do corticoide são mais comuns em casos de uso prolongado. Entre eles, a pessoa pode ter cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia, aumento de colesterol e de triglicerídeos, dor de cabeça e glaucoma.

Cada anti-inflamatório tem sua própria posologia. O Ibuprofeno é um que pode ser usado até de 6/6h. Já o Naproxeno é recomendado uma vez ao dia. O ideal é não usá-los de maneiro contínua, por semanas ou meses, exceto se recomendado por algum médico.

O tratamento interrompido antes mesmo do previsto é prejudicial ao paciente, que pode não ficar curado, não melhorar e até piorar”, ressalta Dr. Celso.

Quando se deve interromper o tratamento
O uso do anti-inflamatório deve ser mantido por todo o período indicado pelo médico, no entanto, o tratamento pode ser interrompido se surgir: Dor muito intensa no estômago; Vômitos frequentes ou com sangue; Fezes muito escuras e com cheiro fétido.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

O VIOXX é o novo medicamento para tratar a dor e a inflamação, foi lançado no Brasil pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, no Brasil, sendo atualmente o terceiro mais vendido na classe dos antiinflamatórios.

Porém, a utilização regular não é indicada, devido a alguns efeitos colaterais da medicação, como a sonolência. Já a utilização dos anti-inflamatórios, durante e após o exercício, em conjunto com a desidratação inerente à prática física, pode sobrecarregar os rins, gerando problemas renais futuros”, explica Bernardo.

Contudo, essa prática pode atrapalhar o efeito da própria musculação. “Os medicamentos utilizados para o tratamento da dor muscular, sejam eles anti-inflamatórios ou miorrelaxantes, podem causar resultados ruins na musculação.

Os AINES têm três efeitos principais:

  • analgésico,
  • antipiréticos,
  • e anti-inflamatórios.