Quem não pode tomar a melatonina?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Quem não deve consumir suplementos com melatonina – gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante, sendo obrigatória essa advertência nas embalagens. Quem deve consultar o médico antes de consumir – pessoas com problemas de saúde ou que fazem uso de medicamentos.

Por atuar na indução do sono, o melhor horário para tomar a melatonina é alguns minutos antes de dormir. Já a dose a ser ingerida deve ser orientada por um médico ou outro profissional habilitado, conforme necessidade de cada paciente.

Além de ser usado para melhorar a qualidade do sono, esse suplemento também é usado no tratamento de hiperatividade, ansiedade e depressão.

Apesar de ser naturalmente produzido pelo corpo, o consumo exagerado de melatonina exógena (aquela produzida em laboratórios) pode sim fazer mal. Em doses excessivas, o hormônio pode acabar tendo o efeito oposto ao desejado devido à disrupção muito grande do ritmo circadiano, que fica “confuso”.

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Após revisar dados de 162 ensaios clínicos, pesquisadores brasileiros concluíram que a melatonina – substância popularmente conhecida como o “hormônio do sono” – pode proteger o coração contra arritmias, doença arterial coronariana, hipertensão e outros distúrbios ...

Os níveis de melatonina diminuem com a idade, portanto os idosos são mais propensos a ter níveis mais baixos de melatonina e por isso justificaria os maiores problemas de distúrbios do sono. Ela ajuda a adormecer e também a manter o sono durante a noite. É um hormônio natural, mas também pode ser suplementado.

Sim, a melatonina deve ser usada diariamente, para a regulagem do ciclo de sono. Apesar disso, vale lembrar que o seu uso durante o dia, ou seja, fora do horário de repouso, não é indicado.

Oito meses após a liberação do hormônio melatonina para ser comercializado no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou no começo da semana o registro de um novo medicamento que combate a insônia, o Rozerem (princípio ativo ramelteon).

Diante das diferentes formas de suplementação, as recomendações são:

  1. Cápsulas: 1 cápsula ao dia, em até 30 minutos antes de dormir;
  2. Gummy: uma goma de melatonina por dia, também antes de dormir;
  3. Líquida: poucas gotas, conforme recomendação médica, entre 30 minutos a 1 hora antes do descanso noturno.

Embora a melatonina seja enquadrada agora como um suplemento alimentar e possa ser comprada sem prescrição nas drogarias convencionais, a Anvisa impôs algumas restrições ao seu uso. A primeira é que ela só poderá ser tomada por pessoas com mais de 19 anos de idade e a dosagem é de, no máximo, 0,21 miligramas por dia.

Essa substância age sobretudo no próprio cérebro, sendo responsável pelo controle dos ciclos de sono e vigília. À noite, quando está escuro, a produção de melatonina aumenta, induzindo o cérebro a sentir sono. Durante o dia, quando está claro, a secreção de melatonina reduz-se, fazendo com que fiquemos mais despertos.

Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã.

Em média, o seu uso faz com que as pessoas adormeçam 10 minutos mais rápido do que se não usassem. Porém, ela não aumenta o tempo total de sono durante a noite, nem aumenta a qualidade do sono. Ou seja, a melatonina não nos faz dormir nem mais nem melhor, apenas nos faz dormir um pouco mais rápido.

Quais os benefícios da melatonina?

  • Maior qualidade do sono e bem-estar noturno.
  • Facilidade para dormir, devido à indução ao sono.
  • Combate à insônia.
  • Resultados de um sono reparador.
  • Redução dos efeitos de jet lag durante viagens.

Precisa dormir melhor? Estes 5 alimentos ricos em melatonina podem ajudar

  • Nozes. As nozes têm grandes quantidades de melatonina. ...
  • Peixes. Peixes são ricos em melatonina. ...
  • Ovos. Grandes quantidades de melatoninaforam medidas em ovos. ...
  • Cerejas. ...
  • Leite.