Quem não pode tomar a hóstia?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Não é permitido dar a comunhão nas seguintes circunstâncias: 1. Dentro das doenças estão: pessoas em coma, pessoas que não podem deglutir, pessoas com constante respiração assistida,... Assim, comungar não significa simplesmente receber a Hóstia consagrada, muito menos mastigar um pedacinho de pão.

O novo Catecismo cita também o que São Justino escreveu: “A ninguém é permitido participar da Eucaristia, senão aquele que, admitindo como verdadeiros os nossos ensinamentos e tendo sido purificado pelo batismo para a remissão dos pecados e a regeneração, levar uma vida como Cristo ensinou” (CIC 1355).

Por isso a Igreja tolera, mas não recomenda, que alguém casado só no civil e separado, depois case no religioso com outra pessoa. Fica assim bem claro que a vida em comum fora do casamento religioso constitui um estado permanente de pecado mortal, uma gravíssima ofensa feita a Deus Nosso Senhor.

Após a Comunhão é preciso “estar com o Senhor”, sem pressa, no silêncio. Mas parece que o demônio arranca com muita pressa as pessoas da Igreja, para não fazerem a ação de graças.

A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar.

a12 · Rádio Aparecida - Por que casais amasiados não podem comungar? Padre Carlinhos afirma que o impedimento da comunhão eucarística para casais amasiados vai muito além de uma mera questão normativa, mas é uma realidade evangélica que tem como fio condutor o princípio da indissolubilidade matrimonial e a unidade.

Sim, desde que haja um tempo entre a recepção do Corpo e Sangue de Jesus e a ocasião na qual serão servidas bebidas alcoólicas.

Em resumo, as quatro condições necessárias para aceder com frequência e fruto à Sagrada Comunhão são: 1) estar em estado de graça; 2) ter uma intenção reta e piedosa; 3) não estar apegado ao pecado, no sentido de ter o propósito de não mais pecar no futuro; e 4) preparar-se antes e dar graças depois.

Por outro lado as pessoas casadas só no civil e divorciadas podem comungar. O divórcio civil não é um obstáculo para receber a comunhão. Por ser um ato civil, tudo o que faz, é conseguir um acordo sobre o resultados civis e legais do matrimônio (distribuição das propriedades, custódia dos filhos, etc).

Quem tem comunhão com Deus não semeia discórdia, separação e desunião. Quem tem comunhão com Deus rende-se ao Seu Espírito, é ele quem semeia, constrói e edifica a nossa unidade no corpo de Deus.

Os 7 pecados capitais

  • Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  • Inveja. A inveja é a tristeza pelo bem de outra pessoa. ...
  • Luxúria. A luxúria, lascívia ou libertinagem é o pecado associado aos desejos sexuais. ...
  • Preguiça.

“Se alguém casar no serviço religioso e, antes de validar esse casamento civilmente no cartório, vier a casar-se com outra pessoa no civil, o segundo casamento, o civil, será válido, e o primeiro, o religioso, será nulo, como se nunca tivesse existido aos olhos da lei”.

[ Religião ] O que macula a consciência até ser perdoado.

A resposta é sim. O Código de Direito Canônico trata do tema "Da participação na Santíssima Eucaristia", a partir do cânon 912, que diz: "Qualquer batizado, não proibido pelo direito, pode e deve ser admitido à sagrada comunhão." Receba a hóstia.

Naquele momento, o sacerdote levanta a hóstia e diz "O corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém". A maneira correta é estender a mão esquerda com a palma para cima e com a mão direita colocada abaixo da mão esquerda (se você for destro) e assim receber a Hóstia.