Quem não pode ser Ministro da Eucaristia?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

“Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão da Paróquia Divino Pai Eterno. ” Levamos aos enfermos que não podem vir à missa, inclusive aqueles que estão próximo da morte. Além disso levar a palavra na ausência do Padre”, explica a ministro da Eucaristia.

2 – Mostrar a todos o que a Lei da Igreja manda fazer. 3 – Não receber a comunhão ilicitamente das mãos de um leigo; o ideal é evitar as paróquias onde esta prática ocorre, se isto for possível.

se vocês não são casados na igreja. você não pode.

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística devem ser homens e mulheres reconhecida idoneidade cristã, fé esclarecida, adequada preparação doutrinal, comunhão eclesial e vida cristã íntegra; ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã; ter recebido o sacramento do matrimônio, se viver em união ...

Jaleco Unisex Ministro Extraordinário Gola Padre.

Por outro lado as pessoas casadas só no civil e divorciadas podem comungar. O divórcio civil não é um obstáculo para receber a comunhão. Por ser um ato civil, tudo o que faz, é conseguir um acordo sobre o resultados civis e legais do matrimônio (distribuição das propriedades, custódia dos filhos, etc).

Segundo a Igreja, um casamento religioso não pode ser dissolvido, razão pela qual o direito canônico considera que as pessoas que se separam e voltam a se casar pelo rito civil estão sendo infiéis ao seu primeiro cônjuge e por isso estão excluídas dos sacramentos, entre eles a comunhão.

Os ministros extraordinário da Eucaristia são fiéis leigos, escolhidos pela comunidade, juntamente com o auxílio do padre. Em algumas dioceses os ministros servem a comunidade por muito tempo. Em nossa Diocese os ministros recebem o mandato de 2 anos.

Ou seja, a resposta à pergunta do leitor é não: os que mantêm uma união conjugal sem estarem casados sacramentalmente não devem comungar. O pe. Cido prossegue: “Além disso, meu irmão, o que o impede de cumprir a vontade de Deus e se casar na Igreja?

Somente o sacerdote validamente ordenado é o ministro capaz de gerar o sacramento da Eucaristia. Por essa razão, o uso de ministro da Eucaristia só se refere ao sacerdote. Em razão da ordenação, os ministros ordinários da sagrada comunhão são o bispo, o presbítero e o diácono.

Esta gota de água tem um simbolismo muito forte e muito bonito. Esse simbolismo está bem expresso na oração que o sacerdote faz, enquanto coloca a agua no cálice: “Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade”.

O simbolismo desse ato também aponta para a unidade do corpo e do sangue de Jesus na eucaristia, pois a hóstia e o vinho consagrados contêm toda a presença de Jesus.

Onde há o Santíssimo: Os Ministros da comunhão devem levar, semanalmente, a Eucaristia para os Enfermos. O Ministro, quando for levar a Eucaristia para os Enfermos, deve estar devidamente trajado, usando o jaleco e de calça preta e sapato. Deve verificar antes se o doente já passou pela confissão junto ao sacerdote.

O Catecismo da Igreja Católica (1338, nota 224) menciona que os fiéis, no mesmo dia, podem receber a Santíssima Eucaristia somente uma segunda vez. No Código, permite-se a possibilidade de comungar duas vezes ao dia sempre que o fiel participar de duas missas.

Para isso o Ministro Extraordinário da Palavra deve buscar conhecer melhor sua fé e o espírito de vivência comunitária e que seja um promovedor e transformador da fraternidade. Portanto todos os ministérios devem ser exercidos em um espírito de serviço fraterno e dedicação à Igreja, em nome do Senhor.

A exposição do Santíssimo por um Mec pode ser feita quer no cibório quer no ostensório: “Na ausência do sacerdote ou do diácono, ou estando eles legitimamente impedidos, podem expor o Santíssimo à adoração pública dos fiéis e repô-lo depois, o acólito (instituído) e outro ministro extraordinário da sagrada comunhão, ou ...

O ministro é, então, responsável por assegurar a tradução das diretivas políticas do governo para a atividade administrativa do ministério que tutela. O ministério a cargo de um ministro constitui a sua "pasta".

Beato Mateus Moreira

No dia 03 de outubro a Igreja celebra a memória dos Protomártires do Brasil e dentre eles, o patrono dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, o Beato Mateus Moreira.