Quem não pode se confessar?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Por isso as pessoas que vivem em estado de pecado mortal, como é o caso dos que vivem em concubinato, não podem confessar-se nem comungar enquanto a situação pecaminosa não for desfeita.

Se algum pecado grave for escondido de propósito, a Confissão foi inválida. Não é possível reconciliação pela metade.

Quem não pode tomar a hóstia? A Eucaristia não deve ser recebida por aquele que guarda na alma um pecado mortal. Se você cometeu um pecado mortal como roubo, adultério ou sodomia, deve passar pela Penitência antes de comungar. Creia na doutrina da Transubstanciação.

Além dos padres, nossos bispos, nossos cardeais e o Papa também atendem a confissão.

a12 · Rádio Aparecida - Por que casais amasiados não podem comungar? Padre Carlinhos afirma que o impedimento da comunhão eucarística para casais amasiados vai muito além de uma mera questão normativa, mas é uma realidade evangélica que tem como fio condutor o princípio da indissolubilidade matrimonial e a unidade.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessarmos. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

Confissão informal é nula se policiais não avisam sobre direito ao silêncio, diz TJ-SP.

[ Religião ] O que macula a consciência até ser perdoado.

A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Ou seja, a resposta à pergunta do leitor é não: os que mantêm uma união conjugal sem estarem casados sacramentalmente não devem comungar.

Primeiro, com Deus, acima de tudo, viver uma profunda comunhão com Ele! Quem tem comunhão com Deus não semeia discórdia, separação e desunião. Quem tem comunhão com Deus rende-se ao Seu Espírito, é ele quem semeia, constrói e edifica a nossa unidade no corpo de Deus.

Todo pecado não confessado permanece, o tempo não resolve. O tempo não purifica, o tempo não lava, o tempo não perdoa. É preciso arrependimento e confissão, um “banho” para que fiquemos limpos. Não precisamos viver com pecados não perdoados.

Por outro lado as pessoas casadas só no civil e divorciadas podem comungar. O divórcio civil não é um obstáculo para receber a comunhão. Por ser um ato civil, tudo o que faz, é conseguir um acordo sobre o resultados civis e legais do matrimônio (distribuição das propriedades, custódia dos filhos, etc).

Coragem para confessar

  1. Passo 1: Exame de Consciência.
  2. Passo 2: Procure os horário de confissão.
  3. Passo 3: No confessionário ou sala de Reconciliação inicie sua confissão.
  4. Passo 4: Ouça os conselhos, a penitência e diga seu ato de contrição.
  5. Passo 5: Fique nos braços da misericórdia de Deus e faça sua penitência.

Por isso as pessoas que vivem em estado de pecado mortal, como é o caso dos que vivem em concubinato, não podem confessar-se nem comungar enquanto a situação pecaminosa não for desfeita.