Quem não pode fazer RPG?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Não existem contraindicações absolutas para a RPG, ela somente não deve ser realizada nos casos de problemas graves como fraturas expostas, feridas abertas e alteração cognitiva”, alerta a fisioterapeuta. Daniela ressalta que a RPG também pode ser utilizada por crianças em fase de crescimento.

Estou com crise de dor na coluna, posso fazer RPG? Depende do tipo de dor, devendo ser diferenciada problemas de origem muscular ou nevrálgicos. A partir dessa análise, poderá será iniciado tratamento com RPG ou se fazer necessária avalição médica prévia.

O RPG trata diversas doenças ortopédicas e alterações posturais. Alguns exemplos são: pés planos/cavos, ou na coluna como hipercifose, hiperlordose, escoliose, até patologias articulares, reumáticas (artrite), neurológicas (hérnia de disco), e doenças respiratórias (asma/bronquite).

A principal diferença entre as duas técnicas é que o RPG é um método estático, em que o paciente é colocado em uma postura pelo fisioterapeuta. Já o Pilates é um método dinâmico, permitindo que o paciente tenha mais autonomia durante as sessões e aprenda a respeitar os limites impostos pelo corpo.

Apesar do profissional admitir que a musculação pode, sim, causar problemas de postura e dores musculares, ele também comenta que a atividade pode ser complementada a RPG e que esta combinação, inclusive, é altamente recomendada para os atletas.

O RPG costuma ser realizado de uma a duas vezes na semana, com cerca de uma hora de duração, sempre considerando o tipo de problema apresentado pelo paciente. É importante, em alguns casos, aumentar a frequência, como no caso de pessoas que apresentam dores agudas.

Segundo orientação e recomendação do Conselho Federal uma sessão de RPG atualmente está no valor de no mínimo de R$104,00 por sessão.

As sessões de RPG são individualizadas, isso porque cada pessoa possui uma constituição corporal e necessidades diferentes, porém, de forma geral, as sessões duram em torno de 1 hora e são necessárias pelo menos 3 sessões.

A RPG é utilizada para a prevenção e tratamento de disfunções posturais, dores lombares, cervicais, por isso a utilização da RPG no tratamento da hérnia discal, pois ela contribui tanto no alívio de dores como também na funcionalidade do indivíduo e conseqüentemente em sua qualidade de vida.

Os resultados normalmente começam a aparecer a partir da terceira ou quarta sessão, tendo incidência de sucesso em quase 100% dos casos atendidos.

Cada postura aplicada dura normalmente 20 minutos, em sessões de 1 hora.

A principal diferença entre RPG e fisioterapia está no fato de que o tratamento fisioterapêutico tradicional costuma tratar os locais do corpo onde a dor se pronuncia. Assim, são utilizados métodos, aparelhos e técnicas para tratar a dor. O método RPG, por sua vez, volta-se à raiz do problema, isto é, à causa da dor.

É uma técnica que serve ainda para tratar ou aliviar os sintomas de pés planos, joelho valgo ou varo, joanete, artrite, artrose, bursite, tendinite, doenças respiratórias como asma e bronquite, além de estresse, problemas circulatórios e digestivos.

Benefícios da RPG: Correção dos vícios de posturas inadequadas; melhora o aspecto estético e preventivo da má postura; alívio de dores na coluna; correção dos desvios posturais; atua na prevenção e tratamento de hérnia de disco; melhora da conscientização corporal; fortalece e alonga os músculos melhorando a respiração ...

Estudos apontam que as posturas de RPG promovem aumento da flexibilidade, melhora das alterações posturais. No pilates trabalhamos de uma maneira mais dinâmica.

Qual a melhor atividade para quem sofre com hérnia de disco: RPG ou pilates? Marcio Atalla explica que as duas soluções são boas. A RPG vai fortalecer toda a região que protege a coluna, mas é uma atividade com movimentos mais estáticos. O pilates tem a mesma função, mas com exercícios mais dinâmicos.

Diferentemente do Pilates, que cuida do realinhamento corporal e funciona também como método estético, a RPG é recomendada às pessoas que apresentam assimetrias posturais consideráveis e, consequentemente, dores decorrentes da má postura.