Quem não pode consumir linhaça?

Perguntado por: earaujo9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição.

Peixes, linhaça e azeite são alguns exemplos de alimentos ricos em ômega 3. Quem sofre com a hipertensão precisa consumir uma dose acima do valor diário desta gordura saudável. Alguns estudos comprovam que os alimentos ricos em ômega 3 atua como vasodilatação, que como já vimos, ajuda no controle da pressão.

Como consumir a linhaça
O consumo da semente inteira é ideal para aproveitar todo o teor de fibras. Já na semente triturada ou moída é possível aproveitar apenas parte das fibras – além das vitaminas, minerais e o óleo presente em seu interior, que será liberado.

Rico em fibra, a linhaça ajuda na aceleração do trânsito intestinal. “A linhaça conta com fibras solúveis metabolizadas no cólon, que promovem o aumento do bolo fecal e melhora o funcionamento do intestino.

O óleo de linhaça quando tomado na forma de óleo deve ser ingerido de 1 a 2 colheres de sopa e quando em cápsulas deve-se tomar de uma a duas por dia durante as refeições. Caso seja em cápsulas é recomendado de 1 a 2 cápsulas ao dia ou de acordo com recomendação profissional.

Além disso, a quantidade recomendada para se obter os benefícios da semente de linhaça é de 1 colher de sopa por dia.

Segundo especialista, devemos consumir diariamente no máximo 10 gramas de linhaça (uma colher de sopa). Ingerir uma quantidade superior pode provocar intestino preso devido a uma enorme composição de fibras ingeridas.

O primeiro passo é deixar as sementes de molho durante 12 horas na água. Depois desse período a linhaça fica com uma textura cremosa. A semente hidratada tem a vantagem de que após algum tempo em contato com a água ela começa a germinar, e portanto os nutrientes são melhor absorvidos.

Ômega-3: O ômega-3 é uma gordura boa e rica em EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Essa gordura pode ser encontrada nos seguintes alimentos: atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas, e abacate.

LINHAÇA. A semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).

Contraindicações das sementes de linhaça
Podemos citar o caso de pessoas com esclerose sistêmica que por vias gerais não devem ingerir sementes de linhaça, pois seu consumo pode causar obstrução intestinal, ou também a conhecida prisão de ventre.

A chia se destaca pela maior quantidade de cálcio: Ajuda na prevenção de osteoporose: em 30g de chia há 189,3mg de cálcio, quase três vezes mais que em 30g de linhaça. Essa quantidade corresponde a 19% das necessidades diárias.

Ela pode ser consumida in natura ou acompanhada de frutas e/ou iogurte. Elas podem ser adicionadas em saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos, pães, etc. Pode estar presente no café da manhã, no almoço e até na janta. Tudo vai depender de suas refeições, mas quase sempre dá pra encaixar a semente de linhaça.

O consumo de 30 gramas de linhaça diariamente por 6 meses reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 10mmHg e 7mmHg, respectivamente, segundo estudo canadense. Uma avaliação de 11 estudos concluiu que o consumo de linhaça por mais de 3 meses é capaz de reduzir a pressão arterial em 2mmHg.

Assim como a chia, a linhaça também atua como um agente antioxidante e renovador celular. E por ter muita fibra, a linhaça ajuda as pessoas que sofrem com a prisão de ventre, ou seja, faz bem para o intestino. Especialistas costumam recomendar o consumo de uma colher de sopa de linhaça por dia.

Da mesma forma que, em momentos de constipação, devemos estimular consumo de alimentos laxativos (como ameixas, feijão, lentilha, linhaça, maçã e batata doce, por exemplo) e que funcionem para o indivíduo", ressalta a profissional.

O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.

O mesmo estudo mostrou que a linhaça marrom tem uma concentração substancialmente mais alta de antioxidantes. De fato, em comparação com outras sementes semelhantes, como sementes de chia, as sementes de linhaça douradas são sempre as mais baixas em antioxidantes.

“Como a fruta tem muita fibra, consumida com a linhaça diminui a glicose e o colesterol, e melhora o funcionamento intestinal. Você pode adicioná-la na vitamina, por exemplo” indica. Mas não adianta sair por aí ingerindo pencas de bananas e quilos de linhaça todos os dias.