Quem não pode comer lichia?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Quem não pode comer lichia? Pessoas que tiverem com baixa de glicose no sangue, e consumirem uma grande quantidade de lichias podem sofrer de efeitos colaterais. Isso acontece devido a substância hipoglicina presente no fruto, que ajuda o organismo a reduzir consideravelmente os níveis de açúcar no corpo.

Um dos benefícios da lichia é ter quantidades moderadas de antioxidantes, ajudando a combater doenças cardiovasculares e doenças crônicas, como diabetes e câncer.

A lichia é uma excelente fonte de vitamina C, rica em ferro, cálcio, fibras e potássio . Pouco calórica, pode ser consumida à vontade por pessoas que se preocupam com o peso.

A porção diária recomendada é de 3 a 4 unidades de lichia por dia, pois quantidades acima das recomendadas podem diminuir muito os níveis de glicose no sangue e causar sintomas de hipoglicemia como tontura, confusão, desmaio e convulsões.

Conclusão: Os estudos encontraram associação entre grande consumo de lichia e intoxicação por conta da hipoglicina. O seu consumo por pessoas desnutridas ou com má alimentação gera um risco de agravos para a saúde, podendo até causar óbito. Por isso, recomenda-se cautela para o consumo da fruta e/ou de seu suco.

O caroço da fruta pode ser consumido de uma maneira semelhante as castanhas. Ele é rico em antioxidantes e pode ajudar com os cuidados cardiovasculares, com o a saúde da pele e ainda evita o risco de câncer. Por ter baixo valor calórico, o caroço da lichia também é usado para queimar gordura.

Em 2021, já passaram pelas Centrais do Estado 7 toneladas, mas aguarda-se um aumento expressivo para os próximos dias. Do total comercializado nas Ceasas no ano passado, 83,8% tiveram origem em pomares do estado. De São Paulo chegaram 12,4% e Minas Gerais contribuiu com 3,9%. O preço médio ficou em R$ 12,27 o quilo.

O chá de casca de lichia auxilia no bom funcionamento do intestino, reduz os desconfortos provocados por quadros de diarreia, ajuda na hidratação do corpo e exerce função antioxidante e anti-inflamatória. Têm ação medicamentosa aliviando dores de garganta, diminuindo tosses e os efeitos de gripes e resfriados.

Frutas roxas e vermelhas
São excelentes para prevenir o câncer de mama, de cólon, do reto, de boca, esôfago, estômago e pâncreas. Sua propriedade de prevenção se encontra na presença de antioxidantes flavonoides denominados cianina.

Goiaba. Assim como outras frutas e legumes amarelos, laranjas e vermelhos, a goiaba é rica em carotenoides, substâncias que atuam na prevenção do câncer de pele, mama e próstata.

Com origem na Chia e popular no Brasil, a lichia é composta por nutrientes como fenólicos, antocianinas, flavonoides e minerais como potássio, fósforo, magnésio, além de vitamina C, e possui concentração de antioxidantes que auxiliam no combate à oleosidade, diabetes e protege contra doenças cardiovasculares.

Além de possuir poucas calorias, a lichia é aliada na perda de peso porque reduz a gordura corporal.

É possível congelar a lichia para consumi-la ao longo do ano, mesmo por processo de congelamento lento a lichia não perde suas características de perfume e sabor.

Popular no verão, esta planta frutífera possui propriedades antioxidades e, apesar de fácil de cultivar em casa, leva em média dez anos para dar frutos. Aprenda. Com fruto de sabor adocicado, casca avermelhada e rica em propriedades antioxidantes, a lichia é uma fruta exótica encontrada em chás, drinks e até em doces.

Ajuda a reduzir pressão arterial
A alta quantidade de potássio presente na fruta ajuda na redução da pressão arterial. Isso porque cada 100 gramas de lichia apresentam 171 mg de potássio.