Quem não pode comer banha de porco?

Perguntado por: cvasconcelos6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Por ser muito calórica, pessoas com problemas de peso devem moderar no consumo da banha de porco.

Banha de porco
Com 40% de gorduras saturadas e monoinsaturadas, a banha é uma gordura saudável, anti-inflamatória e possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim.

Estudos científicos revelam que banha de porco vence óleo de soja em vários índices e dosagens de colesterol; produtora de banha suína defende retorno saudável à tradição.

Por possuir a melhor relação entre sódio e potássio, além de outras propriedades nutritivas, a carne suína é uma importante aliada no controle da pressão arterial.

A melhor opção de gordura para cozinhar é o azeite. O azeite de oliva é fonte de gordura monoinsaturada, que ajuda a aumentar o colesterol "bom" (HDL) e reduzir o colesterol "ruim" (LDL).

EVITE: Manteiga, creme de leite convencional e light, nata, chantilly, maionese convencional e light, margarina, gordura vegetal hidrogenada, banha de porco e de galinha, bacon, toucinho, torresmo, leite de coco, óleo de dendê.

A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

E então, será que o diabético pode comer carne de porco? A doença não proíbe a presença do alimento nas refeições, apesar de ser comum que o paciente com diabetes apresente dislipidemia, ou seja, taxas elevadas de gordura no sangue, o que torna necessário restringir a ingestão de carne com gorduras.

Você pode reutilizar a banha do porco quantas vezes quiser.

Carnes com gordura
As carnes com gorduras também fazem parte dos alimentos que aumentam os triglicerídeos, principalmente a picanha e a carne de porco. O que não significa, porém, que você não possa mais consumir carne vermelha, basta escolher cortes mais magros como patinho, por exemplo.

Composta de gordura saturada, monoinsaturada e poliinsaturada, a banha de porco apresenta benefícios à saúde, por conter vitamina A, importante para os olhos e na renovação de células; vitaminas do complexo B, que ajudam a fortalecer a imunidade além de regular a produção de energia no organismo; e betaína, importante ...

- A banha de porco tem menos gordura saturada do que a manteiga e o óleo de coco, resiste a altas temperaturas, e é mais econômica, já que é necessária uma quantidade menor em relação às outras gorduras.

É optar, por exemplo, pelos óleos vegetais para fritar a comida. Nesse caso, dê preferência às versões à base de soja, canola, milho e girassol. Eles contém vitamina E e a gordura presente é insaturada, considerada boa para o organismo.

NÃO! As gorduras de derivados animais, como banha de porco, são ricos em colesterol, um dos principais causadores do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Derrame, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Renal e Retinopatia (cegueira).

Não utilizar banha de porco, manteiga., óleo de coco, óleo de amendoim, sementes oleaginosas (nozes, castanha do Pará, avelã), margarina (light ou normal) e requeijão (normal).

Mesmo para quem precisa controlar o consumo de colesterol por questões de saúde, é possível incluir carne de porco na alimentação. Isso porque, o avanço tecnológico na criação desses animais permite a produção de carne com menor teor de gorduras e maior quantidade de músculos.

Na o dia a dia, além da variação entre os óleos e gorduras, o ideal é ter parcimônia no consumo de gorduras. Por exemplo: para uma pessoa saudável que tem uma dieta com 2 mil calorias por dia, a quantidade de banha indicada seria de 22 gramas/dia, ou uma colher de chá, exemplifica Carla.

Sim! Você pode usá-la na culinária desde que seja com moderação. A banha de porco possui muitos nutrientes, é livre de gorduras trans e está presente na grande maioria das gorduras vegetais.

Azeite de oliva

Azeite de oliva: Fonte de gordura monoinsaturada, esse é um dos melhores óleos para ter na cozinha, especialmente por ajudar no controle do colesterol.