Quem não pode atacar o argumento?

Perguntado por: rrebelo6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador.

Desconfie sempre dos outros. Se não tem argumentos para isso, invente algo. Se você tem a ideia certa mas não tem argumentos bons para defendê-la, é melhor que fique quieto.

Dicas de como argumentar bem em debates

  1. DICA 1 – Seja confiante. ...
  2. DICA 2 – Tenha conhecimento do tema a ser debatido. ...
  3. DICA 3 – Não generalize. ...
  4. DICA 4 – Saiba ouvir. ...
  5. DICA 5 – A educação é essencial. ...
  6. DICA 6 – Adapte o seu discurso.

“Contra fatos não há argumentos”. Essa máxima positivista-descritivista-objetivista, que atualmente é o slogan da campanha publicitária de uma faculdade de Direito, parte da premissa de que a argumentação é inútil e, portanto, dispensável diante de determinados fatos.

Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.

Quando uma pessoa diz “não tenho argumentos para isso”, ela pode estar falando que não conseguirá responder devidamente aquela questão ou situação.

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.

Nietzsche resumiu esta questão da seguinte forma: "Contra aquele positivismo, que para diante dos fenômenos dizendo 'há apenas fatos', eu digo: não, é precisamente os fatos que não existem, apenas interpretações..." O que o dogmático chama de "fatos" é, na verdade, apenas suas interpretações.

Separamos 4 dicas práticas que vão te ajudar a se manter calmo durante uma discussão ou conflito.

  1. Respire fundo. ...
  2. Concentre-se no seu corpo. ...
  3. Mantenha um tom de voz. ...
  4. Saiba escutar. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

5 dicas para melhorar sua capacidade argumentativa

  1. Invista em conhecimento. Leia livros, veja filmes ou documentários e adquira conhecimentos que abordam o assunto que você precisa argumentar. ...
  2. Treine a forma de falar ou escrever. ...
  3. Respeite o interlocutor. ...
  4. Mantenha a calma. ...
  5. Saiba rebater.

1 alegação, argumentação, razão, fundamento, justificativa, premissa, pressuposto, pretexto, considerando, recurso.

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

O bom argumentador é analítico, mantém a serenidade, senso crítico e principalmente uma linha de raciocínio bem alinhada com o assunto em questão. Atente-se para não fugir do tema. Aborde informações plausíveis e pertinentes durante a discussão.

para discordar com alguém sem deixar que a defesa de um argumento cause brigas:

  1. Concentre-se em fatos. ...
  2. Não leve as situações para o lado pessoal. ...
  3. Reconheça o que foi bom. ...
  4. Lembre-se de ouvir com atenção. ...
  5. Use frases que remetem ao seu "eu" ...
  6. Saiba quando seguir em frente.

Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário.

A contra argumentação na produção de textos ou o contra argumento é componente fundamental nos textos dissertativos argumentativos, porque expõe os pontos de vista opostos gerando debates sobre o tema proposto. Estabelece uma resposta contrária ao argumento.