Quem não perdoa não pode orar?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

"Jesus chegou a dizer o seguinte: Se você não perdoar, não pode orar... pode até orar, mas não vai valer nada. Se não você não perdoar não, pode trazer sua oferta ao altar. Se você não perdoar, não pode adorar a Deus.

Se você se desculpou por magoar alguém, mas não recebeu perdão, é uma boa ideia realmente pensar se suas desculpas foram genuínas. Reconheça a ofensa, dê uma explicação, mostre remorso e faça uma oferta significativa para fazer as pazes. Seja muito específico sobre o que você fez de errado e como magoou a outra pessoa.

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).

A falta de perdão nos faz sentir torturados. O nosso coração se torna escravo de um sentimento que vai nos matando por dentro, apesar de parecer bem por fora. Em outras palavras, esses sentimentos não resolvidos acabam se revertendo contra a própria pessoa que guarda e se torna destrutiva.

Mt 12, 31). O único pecado que Deus não perdoa é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Para o crente, não há pecado que o sacrifício de Jesus não cubra; não há pecado que Deus não possa perdoar, mesmo que o consideremos o “pior” (veja 1 Timóteo 1:15).

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Perdoar os outros não é uma opção para os cristãos: é um mandamento. Em Mateus 6:12, Jesus ensina-nos a orar, “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores”. Ele tornou claro que a oferta de perdão de Deus é inseparável da nossa vontade de perdoar os outros.

Como perdoar alguém que te magoou

  1. Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
  2. Cuidado com as interpretações. ...
  3. Aprenda a lidar com os erros. ...
  4. Perdoe-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Salmos 51. Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto.

Sei que o perdão é libertador, traz cura para a minha alma, então Senhor, me ajude a liberá-lo, não só pelo meu irmão, mas por mim também.

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Ao perdoar, é possível livrar-se do sentimento de amargura que pode nos aprisionar em torno de uma memória negativa. Para desenvolver o perdão é preciso que mesmo que a lembrança do ato passado torne a visitar os pensamentos, ela não afete nosso presente nem abale a nossa paz habitual.

O Presidente Spencer W. Kimball disse: “Um erro comum é a idéia de que o ofensor deve primeiro desculpar-se e humilhar-se antes que possa ser perdoado. Sem dúvida, o culpado deve fazer todo o acerto necessário, mas, no que se refere ao ofendido, ele tem por obrigação perdoar, independente da atitude do ofensor (…).

Rancor: 7 características da pessoa rancorosa

  1. Não há perdão ou esquecimento.
  2. Eles estão muito orgulhosos.
  3. Eles se ofendem facilmente.
  4. Eles sempre querem estar certos.
  5. Eles não aprendem com o passado.
  6. Eles sempre querem estar no controle.
  7. A vida é um drama para eles.