Quem não passa no Enem faz o quê?

Perguntado por: ffrutuoso . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Caso o candidato não seja aprovado em uma instituição pública através do SiSU, ele poderá tentar o ProUni para uma instituição particular. O programa concede bolsas de estudos que podem ser integrais ou parciais (100% e 50%). Isso será variável de acordo com a pontuação obtida pelo estudante no Enem.

Vale destacar que a prova do Enem é realizada apenas uma vez por ano, em dois dias. Por isso, se você perder o exame, não será possível reagendá-lo.

Funciona assim: se aprovado, o inscrito terá parte do valor da faculdade pago pelo programa e só precisará devolver os valores anos depois. É bastante semelhante a empréstimos feitos pelos bancos, só que por ser governamental, alcança aqueles com baixas condições financeiras.

Se você não passou no vestibular, ainda há muito o que fazer:

  1. faça uma autoavaliação;
  2. verifique opções de vestibular ao longo do ano;
  3. pesquise por instituições com menor concorrência;
  4. adote novas técnicas de estudo;
  5. avalie-se periodicamente;
  6. considere formas de ingresso alternativas.

Justificativa de ausência – No caso de algumas pessoas, entretanto, é necessário observar uma questão importante: os isentos da taxa que não compareceram aos dois dias de prova do Enem, em 2022, precisam justificar a ausência caso desejem participar da próxima edição gratuitamente.

Confira o edital do Enem 2022. Atenção: O Inep alerta ainda que o participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir as provas ou precisar ausentar-se do local de provas não poderá retornar à sala de provas para concluir o exame e não poderá solicitar a reaplicação.

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as inscrições para o Enem 2023 começaram dia 5 de junho. O exame, que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior, será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. Aqueles que não estão isentos deverão pagar a taxa de R$ 85.

O que acontece se eu não for no dia da prova do Enem? Depende da inscrição do estudante, caso tenha pago a taxa e faltado no dia da prova, não há nenhuma punição - além de, claro, perder o exame. Se o candidato for isento deste pagamento, será necessário justificar a ausência senão perde esse benefício.

Qual a nota mínima do Enem e quais cursos posso fazer com essa nota? Tanto para o ProUni quanto para o Fies, a nota mínima do Enem para conseguir ingressar na faculdade é 450 pontos.

Já a nota mínima pode variar de acordo com cada curso. Normalmente, as faculdades exigem que os candidatos tenham obtido nota mínima de 300 pontos na prova objetiva e de 300 pontos na redação.

Quais são as universidades públicas que aceitam o Enem?

  • Acre. Ufac – Universidade Federal do Acre. ...
  • Alagoas. Ifal – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. ...
  • Amazonas. Ufam – Universidade Federal de Amazonas. ...
  • Amapá Unifap – Universidade Federal do Amapá ...
  • Bahia. UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Reprovar na faculdade, DP ou dependência, significa dizer que o aluno não conseguiu atingir a média necessária em determinada disciplina ministrada durante o semestre. Acredite, essa situação é bem comum no meio universitário.

Diferentemente do colégio, no Ensino Superior você não repete de ano — nem de semestre — se reprovar em uma disciplina. Cada matéria do curso está vinculada a um período, mas elas também são independentes. Isso quer dizer que você tem liberdade para montar sua grade de horários.

Em faculdades particulares, quando o aluno reprova em alguma disciplina, ele fica incumbido de pagar uma taxa para poder repetir a matéria que ficou em dependência. O preço é proporcional à matéria cursada e é incluso nas mensalidades, mas também pode variar conforme a instituição.

Assim, todos aqueles participantes que se enquadrem no critério de estar no 3º ano do ensino médio em escola pública não precisam pagar a taxa de inscrição para ter a inscrição no Enem confirmada.

Acesse a Página do Participante no portal do INEP; Depois disso, acesse a conta gov.br (com cpf e senha de sua escolha, também é possível realizar o cadastro adicionando o cpf no sistema);