Quem não gosta de socializar?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

O transtorno de ansiedade social envolve um medo persistente de ser constrangido, ridicularizado ou humilhado em situações sociais. Crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade social normalmente evitam eventos sociais e outras situações que poderiam expô-los a humilhação ou constrangimento.

Sintomas comportamentais da fobia social:
Medo de interagir com pessoas desconhecidas, autoridades ou de destaque. Medo de demonstrar nervosismo e ansiedade. Medo de demonstrar sintomas físicos (como rubor e voz trêmula) Receio em passar por constrangimentos.

Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.

A ansiedade social também é conhecida como fobia social. É um transtorno que impacta na interação social, ou seja, a pessoa tem dificuldade para se apresentar, comer em frente aos outros e ter contato social de uma forma geral.

Os mais evidentes são os transtornos de humor, estresse excessivo, ansiedade patológica, irritabilidade, medo e insônia.

A ansiedade e o estresse são fatores que também limitam e atrapalham nossas habilidades de socialização. Condições psicológicas como o transtorno de personalidade antissocial, a fobia social e a agorafobia também estão por trás dessas dificuldades.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

Quando uma criança com TDAH entra em fase escolar, podem surgir problemas como o mau desempenho nas matérias e suspensões, que acabam resultando em outros obstáculos como a baixa autoestima, dificuldade de socialização, relacionamentos problemáticos, agitação intensa, falta de atenção, organização e foco.

A Fobia Social, também conhecida por Timidez, é um transtorno psicológico que deriva da Ansiedade, ou seja, do medo de estar exposto aos outros, de comunicar com os outros. Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa.

Teste Fobia Social
Você tem ansiedade ou medo ou evita em participar de conversa em pequenos grupos? Você tem ansiedade ou medo ou evita de comer em local público? Você tem ansiedade ou medo ou evita beber com outros em local público? Você tem ansiedade ou medo ou evita conversar com pessoas de autoridade?

O médico diagnostica a fobia social quando a pessoa sente medo ou ansiedade que conta com todas as características a seguir: É intenso e tem durado seis meses ou mais. Diz respeito a uma ou mais situações sociais.

Um estudo recente realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, afirma que pessoas com fobia social apresentam níveis muito altos de serotonina - eurotransmissor que atua no cérebro, controlando o humor, emoções e comportamentos.

Pessoas que gostam de ficar sozinhas nada mais são que aquelas que gostam de estar em espaços que elas possam agir com maior autenticidade. Para elas, o fato de estar desacompanhadas em determinadas situações não é algo temido. É algo encarado com naturalidade e até mesmo buscado por elas próprias.

Círculos de amizade podem ficar comprometidos e o isolamento social, em determinados períodos, pode trazer grande sofrimento. “Esse comportamento é comum a todos os bipolares: a sensibilidade exagerada aos acontecimentos, ao estresse, ao que se diz e à opinião alheia e, consequentemente, ao isolamento.”

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas.

A ansiedade social ou fobia social é caracterizada por medo excessivo, ansiedade e desconforto em ambientes onde existam interações sociais. Embora seja normal que as pessoas se sintam ansiosas em alguns ambientes, os indivíduos com transtorno de ansiedade social podem experimentar um verdadeiro pavor nessas situações.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

A falta de interação com amigos e familiares também colabora com o aparecimento da depressão, da demência precoce e de problemas cardíacos.

Múltiplos fatores de estresse
Solidão, medo de se infectar, sofrimento e morte de entes queridos, luto e preocupações financeiras também foram citados como estressores que levam à ansiedade e à depressão. Entre os profissionais de saúde, a exaustão tem sido um importante gatilho para o pensamento suicida.