Quem não fez crisma pode ser padrinho de batismo?

Perguntado por: epeixoto4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Para ser padrinho ou madrinha, devem se cumprir as mesmas exigências pedidas para o Batismo, ou seja: tenha completado dezesseis anos, seja crismado, e tenha recebido a Eucaristia, se for casado, que o seja no religioso.

A Crisma é um sacramento que juntamente com o Batismo e a Eucaristia constitui os sacramentos da iniciação cristã. Por isso, não se pode fazer Curso de Crisma rápida, sem o Batismo; já que o bispo, quando crisma alguém, perpetua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes.

Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião. Pense só, se os padrinhos forem de outra religião ou não forem batizados, não podem cuidar e manter o afilhado dentro dos ensinamentos religiosos da fé católica. É apenas questão de lógica.

Lembrança ou comprovante da crisma. Se solteiro: certidão de nascimento ou outro documento válido. Se casado: certidão casamento civil e religioso (Igreja Católica)

**A crisma para jovens tem duração aproximada de 1 ano e meio, sendo 1 ano de formação e 6 meses de estágio pastoral. O calendário dos encontros com os feriados e períodos de recesso da Catequese é divulgado no início dos encontros.

Atos 8:36-38 NVT
O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”.

Uma realidade com a qual os sacerdotes e catequistas cada vez mais precisam lidar é com os casos de catecúmenos jovens e adultos que vivem juntos (sem estarem casados na igreja) ou em situação de segunda união. Em estado objetivo de pecado mortal, claramente essas pessoas não poderão receber os sacramentos.

CRISMA ONLINE FACILITA O ESTUDO DO CRISMANDO
As pessoas que querem fazer a Crisma, podem optar por fazer a preparação dela online. A Crisma é a confirmação do Batismo pelo Espírito Santo. O fiel é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

“Em uma situação ideal, os padrinhos devem ter toda a educação cristã católica: batizados quando crianças, feito catequese, crisma e também que participem ativamente da rotina da Igreja”, explica o pároco do Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu, em Curitiba, Renato Vieira.

Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois. Para ser padrinho ou madrinha, requer-se idade acima dos 16 anos completos. Além dos padrinhos oficiais, os pais podem escolher uma madrinha ou um padrinho para a consagração da criança a Nossa Senhora.

Os padrinhos são testemunhas que, pelo exemplo da sua vida cristã, são referência para a vida cristã das crianças. Não é obrigatório ter padrinhos. Mas se os houver, haja um só padrinho e uma madrinha. A criança não pode ter dois padrinhos ou duas madrinhas.

Na Igreja Católica, há sacramentos que precedem o sacramento matrimonial, são eles: o batismo, a comunhão ou eucaristia e a crisma.

Os interessados deverão agendar sua inscrição presencial pelo site através do link abaixo ou na página da Secretaria Virtual. No ato da inscrição a presença do crismando é imprescindível pois será feita uma entrevista com ele. Crismando menor de idade: presença OBRIGATÓRIA do pai ou mãe ou responsável legal.

É permitido ao cristão católico aproximar-se da Sagrada Comunhão sem que tenha feito qualquer curso de catequese.

A Paróquia disponibiliza cursos preparatórios de 4 meses (10 encontros) para adultos que desejam receber os sacramentos da Crisma e/ou primeira Eucaristia. Para participar basta imprimir a ficha de inscrição e entregar na secretaria da Paróquia.

A resposta é SIM!! Mesmo que a criança (com idade para a catequese), jovem ou adulto, não seja batizado, ou ainda não tenha recebido o Sacramento da Eucaristia, este também poderá participar dos encontros.

A Crisma é a finalização do Batismo.
Por meio da Crisma, o Espírito Santo fortalece essas graças, dá a você mais graças e as sela todas dentro de você – como um presente cuidadosamente embrulhado! Quanto tempo dura o Crisma? 3 anos E o tempo de duração média é de 2 a 3 anos.

Arrepender-se de todos os pecados. Estar disposto a tomar sobre si o nome de Cristo. Ter o firme propósito de servir a Cristo até o fim. Manifestar por suas obras que recebeu o Espírito de Cristo para a remissão de seus pecados.