Quem não fez catequese pode ser padrinho?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quem ainda não fez a Primeira Comunhão pode ser padrinho de Batismo? A resposta da Igreja é não.

É permitido ao cristão católico aproximar-se da Sagrada Comunhão sem que tenha feito qualquer curso de catequese.

Assim, o “Diretório de Pastoral” de cada diocese costuma determinar isso com mais clareza, mas certamente uma pessoa sem Batismo válido não poderá ser padrinho. Geralmente basta ter um Batismo válido para poder ser padrinho.

O que é preciso para ser padrinho de batismo?

  • Ser chamado pelos pais da criança.
  • Ter dezesseis anos ou mais. Veja alguns modelos de vestidos para mães e madrinhas em nossa loja.
  • Seja batizado e católico.
  • Seja casado de acordo com o catolicismo.
  • Leve a sério sua fé

A duração da Catequese para receber os sacramentos do Batismo, Eucaristia e/ou Crisma, é de aproximadamente 12 meses, incluindo um encontro semanal com duração de até 2h. Os encontros terão início na última semana de maio do ano de 2023.

Para ser padrinho ou madrinha, devem se cumprir as mesmas exigências pedidas para o Batismo, ou seja: tenha completado dezesseis anos, seja crismado, e tenha recebido a Eucaristia, se for casado, que o seja no religioso.

Atos 8:36-38 NVT
O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”.

A exigência costuma ser a de que os pais sejam casados na Igreja e no Civil. Normalmente, o fato dos pais não serem batizados não impede o batismo. As exigência da Igreja, de acordo com o Código de Direito Canônico, pesam muito mais sobre os padrinhos do que sobre os pais.

4. O que acontece se não fiz a 1ª Comunhão ou a Crisma? Uma pergunta comum entre os casais é se, para casar pela Igreja Católica, precisa ser crismado e ter feito a 1ª Comunhão. Se um dos noivos nunca comungou, é possível realizar o casamento, mas não será possível ter missa.

Por ser 2020 um ano atípico, especialmente por conta da pandemia do coronavírus, muitas dioceses começaram a oferecer formas criativas de dar continuidade ao processo de iniciação à vida cristã nas comunidades. Uma delas foi continuar os encontros de catequese na modalidade on-line para crianças, jovens e adultos.

A catequese é necessária por ser “uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CIC, 5).

Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân.

A Crisma é um sacramento que juntamente com o Batismo e a Eucaristia constitui os sacramentos da iniciação cristã. Por isso, não se pode fazer Curso de Crisma rápida, sem o Batismo; já que o bispo, quando crisma alguém, perpetua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e terem recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas. Por isso, não há as mesmas regras rígidas do batismo.

Uma realidade com a qual os sacerdotes e catequistas cada vez mais precisam lidar é com os casos de catecúmenos jovens e adultos que vivem juntos (sem estarem casados na igreja) ou em situação de segunda união. Em estado objetivo de pecado mortal, claramente essas pessoas não poderão receber os sacramentos.

Para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se que: 1. ° seja designado pelo próprio baptizando ou pelos pais ou por quem faz as vezes destes ou, na falta deles, pelo pároco ou ministro, e possua aptidão e intenção de desempenhar este ... (*) Requisitos para se ser padrinho (cf. Cân. 874): 1.

A catequese é o período de contínuo e permanente aprendizado do mistério cristão. E chamamos de Evangelização Fundamental a etapa do processo catequético voltada para crianças de 8 a 13 anos.

14 anos

A idade mínima escolhida pela Conferência Episcopal Portuguesa para receber o Sacramento do Crisma (ou Confirmação) é: 14 anos. Porém para os não batizados maiores de 7 anos que se preparem para o Baptismo receberão todos os Sacramentos da Iniciação Cristã de uma vez.

Contação de histórias, estímulo da criatividade por meio da arte, atividades manuais e jogos são algumas das formas de captar a atenção dos pequenos. Essa reflexão pode ajudar não apenas catequistas, mas também aos pais, que podem aproveitar para se divertir com seus filhos enquanto os ajudam a caminhar com Deus.

Lembrança ou comprovante da crisma. Se solteiro: certidão de nascimento ou outro documento válido. Se casado: certidão casamento civil e religioso (Igreja Católica)