Quem não fez a primeira eucaristia pode se confessar?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

De acordo com o padre, é possível sim buscar o Sacramento da Confissão tendo somente o Sacramento do Batismo. O que não pode, segundo Pe. Walmir, confessar tendo em vista receber a Eucaristia, porque não passou pelo processo de catequese.

A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessarmos. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc. É algo que nos deixa incomodados.

Coragem para confessar

  1. Passo 1: Exame de Consciência.
  2. Passo 2: Procure os horário de confissão.
  3. Passo 3: No confessionário ou sala de Reconciliação inicie sua confissão.
  4. Passo 4: Ouça os conselhos, a penitência e diga seu ato de contrição.
  5. Passo 5: Fique nos braços da misericórdia de Deus e faça sua penitência.

Exclusão da comunhão por motivos de idade ou doença
Dentro das doenças estão: pessoas em coma, pessoas que não podem deglutir, pessoas com constante respiração assistida, apoplexia, risco de vômito, febre alta que cause alucinações etc.

O padre Lucas Emanuel, Missionário Redentorista, explicou que, para um adulto fazer a Primeira Comunhão e a Crisma, é necessário frequentar a catequese para pessoas adultas.

É permitido ao cristão católico aproximar-se da Sagrada Comunhão sem que tenha feito qualquer curso de catequese.

Aproximando-se do sacerdote, faça o sinal da cruz. O penitente pode escolher confessar-se com ou sem confessionário, ficar de joelhos ou sentado (onde houver possibilidade). Então, pode iniciar a confissão dizendo: “Abençoa-me, padre!

Em outras palavras, pode-se dizer que são a raiz dos pecados, os "líderes" das más ações e dos maus pensamentos. O termo "capital" tem origem na palavra latina caput, que significa "cabeça", "parte superior". Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

1385 do catecismo da Igreja Catolica, não podem comungar. Casais que vivem juntos podem comungar; não podem comugar homem ou mulher que não são fiéis ao conjuge.

Podemos dizer que são necessários quatro passos. No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração, pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar.

A Igreja ensina, no Catecismo da Igreja Católica (CIC), que todos nós, católicos por meio do batismo, devemos confessar ao menos uma vez ao ano.

Oração Antes da Comunhão

  1. Acto de Fé Meu Senhor e Deus, creio que estais verdadeira, real e substancialmente presente, na Hóstia Consagrada, com vosso Corpo, Sangue, Alma e Divindade, como estais no céu! ...
  2. Acto de Humildade. ...
  3. Acto de Desejo. ...
  4. À B. V.

Quem tem comunhão com Deus não semeia discórdia, separação e desunião. Quem tem comunhão com Deus rende-se ao Seu Espírito, é ele quem semeia, constrói e edifica a nossa unidade no corpo de Deus.

“Por exemplo, não é adequado um casal sem o Sacramento do matrimônio compor a Pastoral da Catequese. O mesmo ocorre com o Sacramento da Eucaristia. Para receber dignamente o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, não se pode estar em pecado grave.

Se algum pecado for esquecido, mesmo após um bom exame de consciência, o pecado foi perdoado na absolvição, mas deve ser declarado na Confissão seguinte; Se algum pecado grave for escondido de propósito, a Confissão foi inválida.

Uma boa confissão é dizer os pecados ao sacerdote de forma clara, concreta, concisa e completa. A confissão consiste na acusação dos todos os seus pecados mortais cometidos desde a última confissão válida ou do batismo diante do sacerdote.

Ele vai perguntar quanto tempo faz desde a sua última confissão (se você já não tiver dito), como você está se sentindo, como está a sua fé e quais pecados você gostaria de confessar para ele e para Deus.

A primeira comunhão é dada entre os nove e os dez anos, com uma preparação prévia (a catequese) que costuma ser de dois ou três anos, uma vez por semana.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

Para ser padrinho ou madrinha, devem se cumprir as mesmas exigências pedidas para o Batismo, ou seja: tenha completado dezesseis anos, seja crismado, e tenha recebido a Eucaristia, se for casado, que o seja no religioso.