Quem não deve tomar probiótico?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Probióticos são contraindicados para pacientes em risco como os que estejam em choque ou situações limítrofes. Já pacientes graves, como os oncológicos, e que tenham problemas de absorção de nutrientes e diarreia, podem até estar na UTI e ser beneficiados pelo uso bem indicado do suplemento, garantem os especialistas.

Adultos saudáveis podem adicionar probióticos vivos à dieta com segurança visto que, em geral, estudos indicam que o seu consumo não traz qualquer tipo de risco à saúde.

O consumo diário de produtos com probióticos pode trazer benefícios para a saúde do coração, pois ajuda a diminuir a absorção de gordura dos alimentos, a reduzir os níveis de colesterol LDL, também conhecido como "colesterol mau", e aumentar os níveis de HDL, também conhecido como "colesterol bom", prevenindo o ...

Os Probióticos são micro-organismos vivos, capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal. Eles facilitam a formação da chamada barreira probiótica no intestino, inibindo assim, o desenvolvimento na microbiota intestinal de bactérias que causam doenças.

Os probióticos podem ser ótimos aliados do tratamento da SII. Uma combinação efetiva de cepas pode não só ajudar a regular o equilíbrio da microbiota, mas também produzir efeitos anti-inflamatórios, reduzindo a hipersensibilidade visceral e melhorando a integridade da mucosa do intestino.

A duração da cura aconselhada é de 4 a 6 semanas. Idealmente, os probióticos devem ser tomados ao pequeno-almoço.

Probiotic-10

Qual o probiótico mais completo do mercado? O Probiotic-10 da Now Foods é bem completo. Sua fórmula possui 10 cepas e 25 bilhões de culturas vivas.

Quando os suplementos probióticos são prescritos para o alívio de sintomas agudos, como casos de diarreia aguda, os efeitos podem ser percebidos em apenas alguns dias. Já quando a finalidade é a melhora de condições crônicas, como síndrome do intestino irritável, geralmente é necessário o uso prolongado do probiótico.

Os probióticos são considerados agentes naturais e seguros para alívio da constipação funcional em adultos. Já, na diarreia, o uso e eficácia dos probióticos são consagrados, principalmente em crianças. Probióticos diminuem a duração da diarreia em 1 dia, em média, e a frequência de evacuações já no 2º dia de uso.

Além da gastrite, os probióticos podem ser complementares ao tratamento da doença de Crohn, problema que causa inflamação no intestino. Geralmente ajudam a conter a diarreia, sintoma muito comum nestes casos.

Apesar de não haver necessariamente um melhor horário para tomar probiótico, tomá-lo em jejum nunca será o ideal. Por isso, independentemente do probiótico que você escolher suplementar, certamente a indicação para a ingestão será próximo a uma das principais refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar).

Esse intervalo favorece a redução da acidez do pH encontrado no estômago, tornando o ambiente mais propício aos benefícios do probiótico.

Embora a dose preconizada seja esta, os efeitos terapêuticos apresentam doses variáveis de 106 a 109 UFC. Em termos práticos a quantidade recomendada corresponde a ingestão diária de dois a três iogurtes com culturas probióticas.

O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia. E aumentar a ingestão de fibras em apenas 6 gramas por dia (a quantidade presente em uma tigela de cereal com alto teor de fibras ou em duas fatias grossas de pão integral) demonstrou ter um efeito sobre as bactérias intestinais.

Melhora do funcionamento do intestino.

  • Polidextrose qsp.
  • Lactobacillus acidophilus 1BLH.
  • Bifidobacterium bifidum 1BLH.

O tratamento da prisão de ventre pode ser feito por meio de probióticos, por exemplo, kefir e kombucha, que são naturais. Também é possível tê-los liofilizados, que são feitos normalmente em farmácias de manipulação. O kefir pode ser adicionado a vitaminas, sucos e sopas.

Probióticos naturais

  • Iogurte natural;
  • Coalhada;
  • Kefir (bebida fermentada à base de grãos de kefir e leite);
  • Kombucha (chá fermentado com cultura de leveduras e bactérias);
  • Picles (conserva de vegetais em vinagre);
  • Missô (pasta de soja fermentada).

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

- Lactobacillus plantarum: melhora a digestão, reduz a permeabilidade intestinal e regula a função imunológica. - Lactobacillus salivarius: ajuda a controlar o crescimento de bactérias patogênicas, reduz a inflamação e melhora a saúde intestinal.

Com o Tamarine Probium, você pode oferecer 2 bilhões de UFC de probióticos* para o seu intestino continuamente, com cápsulas de uso diário.

Activia, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos que ajudam na saúde digestiva. Com probióticos vivos em todo o seu portfólio de iogurtes e leites fermentados, é a marca pioneira da categoria a possui os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.