Quem não deve tomar Mioflex?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Mioflex® A está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer um dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta).

Mioflex® A deve ser usado com cautela em pacientes com doença cardiovascular, pelo risco de eventos trombóticos cardiovasculares (formação de trombos na circulação), como infarto ou acidente vascular cerebral, devido à presença do diclofenaco na fórmula.

Mioflex® A apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual, em geral, está associado a queixas como dor e sinais inflamatórios, como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade.

Os relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina, o carisoprodol e a orfenadrina, tem como efeito adverso mais importante as alterações neurológicas, que incluem confusão mental, alterações de concentração, agitação e até mesmo torpor e coma.

Mioflex® A apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual, em geral, está associado a queixas como dor e sinais inflamatórios, como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade.

Mioflex A é indicado para alívio da dor com ação extra-analgésica. Como regra geral, a dose mínima diária recomendada é de um comprimido a cada 12 horas respeitando-se o máximo de um comprimido tomado a cada 8 horas, portanto, três doses diárias.

Mioflex® A deverá ser usado sob prescrição médica.

Priorizar nestes casos o uso de naproxeno, baseado nas evidências que dispomos até o momento.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Medicamentos com efeitos colaterais
Alguns medicamentos também podem apresentar, como efeitos colaterais, o desenvolvimento de arritmias. É o caso da hidroxicloroquina e da cloroquina, mas também de antipsicóticos, alguns antibióticos, antialérgicos, antidepressivos, além dos próprios antiarrítmicos.

Deverão ser administradas as mais baixas doses eficazes e, sempre que possível, a duração do tratamento não deverá ultrapassar 10 dias. Tratamentos mais prolongados requerem observações especiais. Os comprimidos do Mioflex® A devem ser ingeridos inteiros (sem mastigar), junto a refeições, com auxílio de líquido.

Para as doenças reumáticas, como norma, podem ser recomendadas as seguintes doses: Tomar 2 comprimidos, de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 e depois 2 a 3 comprimidos por dia, (1 comprimidos a cada 12 horas ou 1 comprimido a cada 8 horas), com um pouco de água e sem mastigar.

Algi Tanderil 30mg + 125mg + 50mg + 300mg, caixa com 12 comprimidos.

Cuidados que os idosos devem ter
Em pessoas acima dos 60 anos de idade, muitas vezes o relaxante muscular é tomado junto com uma medicação de rotina. Essa interação é bastante perigosa, uma vez que se algum relaxante muscular possuir anti-inflamatório.

O uso de Torsilax (carisoprodol + diclofenaco sódico + paracetamol + cafeína) em pacientes que possuem pressão alta “controlada” pode ser feito desde que com acompanhamento médico. Pacientes com hipertensão grave, o uso de torsilax deve ser evitado.

A recomendação dos especialistas é não tomar relaxante muscular depois do treino. Isso porque os relaxantes musculares podem diminuir a dor em locais que foram lesionados, mascarando um problema mais sério que necessita de um tratamento intenso e cuidados médicos.

Ciclobenzaprina é relaxante muscular que tem como efeito a sonolência.

Os efeitos mais comuns são sonolência e tonturas. Também pode causar letargia, tremores, insónia, agitação, irritabilidade, dores de cabeça, depressão e síncope(desmaio). Reações sistêmicas incluem fraqueza, tonturas, ataxia, perda temporária da visão, confusão, midríase, agitação e desorientação.

O medicamento tem início de ação em, aproximadamente, 1 hora após a administração.

Sua composição possui, além do relaxante muscular Carisoprodol, o analgésico Paracetamol e um anti-inflamatório, o Fenilbutazona. Geralmente é indicada uma dose a cada 8 horas. Esse medicamento é comumente prescrito para alívio de dores musculares intensas como no caso da artrite reumatoide e da osteoporose.

O metocarbamol é um relaxante muscular de ação central. Produz o seu efeito relaxante muscular inibindo os reflexos polissinápticos na medula espinal e nos centros subcorticais. O paracetamol é um analgésico com propriedades antipiréticas.