Quem não deve fazer crossfit?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

“O crossfit é indicado para todas as idades, desde que a pessoa não esteja em fase de crescimento. Ou seja, crianças e adolescentes não devem praticar, porque a atividade pode prejudicar o desenvolvimento.

Podemos citar alguns pontos que, muitas vezes são a maior causa de lesões no crossfit, sendo:

  • Erros de técnica.
  • Falta de força e resistência muscular.
  • Desequilíbrios musculares.
  • Restrições de mobilidade.

Para quem é indicado o CrossFit? O CrossFit é indicado para qualquer pessoa, não importa o porte físico, faixa etária, se é sedentário ou não. Todas as pessoas podem praticar o CrossFit e sentir os benefícios que a prática proporciona.

Alteração dos níveis de testosterona e cortisol aumentam as chances de lesões em quem pratica CrossFit. Uma pesquisa do CEUB indica que o exercício físico pode levar os praticantes a sofrerem lesões musculares e articulares graves.

Assim, os praticantes de CrossFit estarão mais preparados para as demandas impostas durante esta prática esportiva. Além disso, o trabalho fisioterapêutico preventivo também irá diminuir as dores musculares, a fadiga excessiva e a limitação de movimentos que podem ocorrer após a prática do CrossFit.

Tendo exposto os fatores acima, e sem levar em consideração os trabalhos da literatura, que são cheios de “vieses”, a minha análise, baseada na minha experiência como praticante e ortopedista, é que o crossfit NÃO machuca.

5 dicas para iniciantes no crossfit! Confira.

  1. Vá devagar no começo e não exija tanto de você mesmo. ...
  2. Faça amigos para que você tenha mais incentivo, aprender sobre o esporte e também como treinar corretamente.
  3. Leve a sua alimentação a sério. ...
  4. Lembre-se que a hidratação é fundamental. ...
  5. Faça sempre aquecimento.

O médico alerta que as lesões dão dores nas articulações e podem romper com um músculo. “O crossfit pode dar artrose no quadril, porque se faz um esforço muito excessivo e o corpo não está preparado. Os esforços repetitivos, com cargas acentuadas lesionam.

O CrossFit consiste num programa funcional que mescla exercícios de força e de resistência aeróbia, geralmente em alta intensidade e até a fadiga. Os benefícios incluem ganhos de força, resistência aeróbia, equilíbrio e propriocepção. A desvantagem: um número altíssimo de lesões.

Por exemplo, enquanto o crossfit melhora questões como agilidade, desenvoltura nos movimentos e força, o treino de academia condiciona os músculos e aumenta a massa corporal. É claro que os dois são ótimos exercícios, pois ambos melhoram o condicionamento físico, além de queimarem calorias.

Estudo brasileiro publicado no The Orthopaedic Journal of Sports Medicine, mostrou que o CrossFit apresenta bem menos lesões do que esportes como levantamento de peso, ginástica olímpica, musculação, futebol, basquete, corrida, voleibol e tênis.

Como os exercícios são bastante intensos, a dica para quem está começando é iniciar com treinos duas vezes na semana e aumentar gradativamente a partir da terceira semana, quando os treinos de crossfit para emagrecer poderão ser por 3 vezes na semana.

Pacientes com hipertensão devem realizar avaliação física completa antes de praticar crossfit e outros exercícios de alta intensidade. O cardiologista Hugo Marcos Conte Silva Penha recomenda as atividades físicas aeróbicas não resistidas tanto para a prevenção quanto para o tratamento da pressão alta.

De fato, na média, leva-se 19 meses para melhorar do nível 50 para o nível 80. E, para isso, basta comer adequadamente, dormir o suficiente e frequentar o box algumas vezes por semana. Crossfitters avançados demandam, em média, mais 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis.

Além de atuar na tonificação dos principais grupos musculares, é uma atividade física que contribui para reduzir o estresse, melhorar o condicionamento físico e para aumentar a qualidade de vida de forma saudável e divertida!

Diferente da musculação, que se baseia em movimentos repetitivos para alcançar os resultados. Afinal, crossfit é bom ou ruim para a saúde da coluna? O crossfit não é uma prática ruim para pessoas que não apresentam quadros complexos de problemas na coluna.

1) Corrida
Os principais fatores de risco são ocorrência de lesões prévias, falta de experiência e sobrecarga devido ao excesso nas distâncias e frequências.

Sim, mas os quesitos citados abaixo necessitam estar bem alinhados: O fortalecimento muscular é uma das melhores formas de proteção para prevenir dores futuras e diminuir o risco de problemas como condropatia patelar, rupturas de ligamentos, lesões do menisco, tendinite patelar, entre outros.

O Crossfit pode até tornear o corpo e queimar calorias, mas ele deixa a minha cintura mais larga e atrapalha o ganho de volume nas coxas e glúteos. Esse efeito atrapalha o desenvolvimento da silhueta necessária para bons resultados na categoria que tenho competido, a Wellness".