Quem não chora sofre mais?

Perguntado por: nparaiso . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Muitas pessoas evitam chorar para não demonstrarem certa fraqueza. Mas quem se faz de durão ou durona demais pode acabar jogando contra a própria saúde. É assim que a ansiedade e doenças psicossomáticas podem surgir. “O nosso corpo é uma panela de pressão.

Sabemos que a necessidade de chorar faz parte do alívio emocional, além de ser um modo de canalizar o estresse e as tensões. Mas há pessoas que são incapazes de chorar devido a uma doença. Uma doença autoimune. Não é que elas reprimem seus sentimentos, de forma alguma, trata-se de um problema de origem fisiológica.

Uma sessão fácil de filme lacrimal, como cantar as nossas canções mais emocionantes, falar ou escrever sobre as nossas emoções também ajuda a desbloqueá-las e a promover o choro”, aconselha.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

Esfregue os olhos.
Feche os olhos e esfregue as pálpebras com cuidado por cerca de 25 segundos. Em seguida, abra-os e fixe o olhar em um ponto até as lágrimas começarem a rolar. Essa técnica exige prática, mas, depois de pegar o jeito, é tiro e queda.

Dessa forma, guardar as emoções prejudicaria nosso funcionamento pessoal, assim como nossos relacionamentos. Além disso, se as emoções nos revelam nossas necessidades, ao guardá-las, teríamos dificuldade em expressar e conseguir suprir as mesmas.

Chorar alivia a dor
De acordo com as pesquisas, o choro produz uma espécie de analgésico natural quando é formado e libera uma série de hormônios no nosso organismo. Essas substâncias, como a ocitocina e a endorfina, trazem uma sensação de bem-estar e ajudam a apaziguar a dor física e emocional.

Sinopse. Em Por Que Você Não Chora, Jéssica (Carolina Monte Rosa), menina de origem humilde que veio do interior para estudar na Capital, se depara com um novo mundo durante o estágio na faculdade de psicologia, quando passa a atender Bárbara (Bárbara Paz), diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline.

Por exemplo, se alguém está com raiva, não tem consideração pelos outros e não sente nenhuma culpa por ferir os outros. Eles podem chorar como atores. Fingir que se importam ou fingir tristeza. Sim, eles choram quando querem.

Dormência emocional se refere à incapacidade de sentir emoções. Normalmente, o sentimento é temporário. Entretanto, para alguns pode se tornar um modo de vida, geralmente adotado após um trama para se proteger de dores emocionais e físicas.

Chorar faz muito bem para saúde mental. Pode ser tanto uma forma de expressão de tristeza quanto de liberação de sentimentos engarrafados. Através do choro, liberamos a tensão acumulada e diminuímos dores emocionais. As lágrimas também lubrificam as pálpebras e os olhos, prevenindo a desidratação das mucosas oculares.

Chorar demais pode causar dor de cabeça, ou seja, pode atrelar mais um desconforto ao motivo do seu choro. A dor de cabeça que vem depois de longas crises de choro pode ser explicada por vários motivos, já que o choro tem também diferentes razões para cada pessoa.

O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.