Quem não atualizou o Cadúnico vai receber o Auxílio Brasil?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

O Auxílio Brasil (novo Bolsa Família), assim como outros programas sociais do governo, exige inscrição ou atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para os trabalhadores informais de baixa renda. Esse é um dos critérios para ter direito ao benefício.

Quem está sem atualizar o cadastro há mais de cinco anos é convocado, agora, para a revisão. Beneficiário que não atualizar os dados terá o Bolsa Família cancelado em novembro.

Para saber quando irá receber o Auxílio Brasil, o beneficiário deve verificar o dígito final do seu NIS (Número de Identificação Social), no cartão do benefício ou fazendo uma consulta do CadÚnico, informando o CPF. Feito isso, basta verificar no calendário abaixo a data prevista para o dinheiro ser depositado.

cerca de 45 dias para o seu nome entrar no sistema. família composta por homem, mulher e duas crianças. Ministério da Cidadania.

Atenção responsável familiar pelo CadÚnico: conforme orientações do Ministério da Cidadania, O PRAZO PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL foi prorrogado até março de 2023 para as famílias que não atualizaram os dados no Cadastro Único incluídas nos processos de Averiguação.

Caso exista pelo menos um dado a ser alterado, é necessário que o Responsável Familiar compareça a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para atualizar o cadastro da família presencialmente. Após a confirmação, será apresentada a mensagem ''seu cadastro foi atualizado com sucesso''.

Cadúnico pelo celular
A melhor maneira de saber se a família está cadastrada e se precisa atualizar as informações é por meio do aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação e permite a impressão de comprovantes.

Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.dataprev.gov.br/ .

Todas as pessoas que possuem cadastro na base de dados do CadÚnico devem atualizar as informações, no máximo, em 24 meses, ou seja, dois anos. Também é necessário que uma atualização de dados seja feita sempre que acontecer alguma mudança na composição familiar (novos membros, saída de membros, alteração de renda).

Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

Atualização de Cadastro Único deve ser feita a cada 2 anos.

Além de ser possível fazer a consulta pelas centrais de atendimento Caixa pelo telefone, como comentamos anteriormente, também é possível por meio de aplicativos do banco. A consulta pode ser realizada no aplicativo Caixa Tem, com o número do CPF do titular do benefício, e a senha cadastrada nesta conta.

Faça o download do Aplicativo do Auxílio Brasil e acompanhe informações sobre o Programa e a situação do seu benefício.

Se enquanto o seguro-desemprego estiver sendo pago o trabalhador não conseguir nenhum emprego e o benefício acabar, poderá, sim, dar entrada no pedido de Auxílio Brasil.

45 dias

O tempo necessário para a aprovação no Cadastro Único pode variar dependendo de vários fatores. Após a realização do cadastro, as informações fornecidas passam por um processo de análise e validação pelo governo. Em geral, o prazo para a aprovação costuma variar entre 30 e 45 dias.

17 de outubro de 2023
LISTA DOS CONTEMPLADOS DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL (PAB) – DEZEMBRO/2023.

O Ministério do Desenvolvimento Social lançou uma ferramenta online, a Consulta Cidadão, que vai facilitar a vida dos usuários do Cadastro Único. Na página, é possível ver um resumo dos dados cadastrais e emitir o comprovante do cadastramento. Acesse!

Importante lembrar que o fato de a família estar inscrita no Cadastro Único, com o cadastro atualizado e elegível ao Programa, não resulta a imediata concessão dos benefícios do Auxílio Brasil. Não existe um prazo definido pelo governo federal para a realização dessa concessão.

A atualização pode ser feita em casa diretamente pelo celular, basta ter conexão com a internet e armazenamento interno suficiente para baixar o aplicativo indicado. Uma vez que a sua conta for acessada, uma série de botões estarão disponíveis.

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.