Quem não amamentar não emagrece?

Perguntado por: edrumond . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Apesar de ser uma quantidade expressiva, isso não significa que apenas amamentar ajudará a retornar ao peso anterior à gravidez. Por isso, a chave para perder peso após o parto é amamentar, manter uma dieta saudável e fazer exercício regularmente (conforme orientação médica).

Além de consumir alimentos ricos em fibras, a dieta pós-parto também deve ter vitaminas, ferro e minerais. “O segredo é evitar industrializados, ultraprocessados, açúcar, gorduras ruins e calorias vazias. Encha o prato de alimentos naturais e nutritivos, depois fracione as refeições adequadamente”, aconselha Berkowitz.

Em suma, de acordo com estudos realizados pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comprovaram que o ato de amamentar emagrece porque a produção de leite no organismo ocasiona em uma grande quantidade de queima de calorias.

Apesar de menos comum, existem sim algumas alterações hormonais que podem dificultar a perda de peso nestes momentos. O hipotireoidismo pós-parto ou a Síndrome de Sheehan são alguns exemplos. Se você está passando por esta dificuldade, procure um endocrinologista e tenha cautela.

Puerpério é o período que se inicia logo após o parto. Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.

Principais fatores
“Pode ser uma uma pega incorreta da mama, dores, doença que acomete a mãe ou o recém-nascido, críticas familiares, preocupações, depressão pós-parto, a mãe não estar em condições favoráveis para produzir leite, e até mesmo, por falta de informação, preparo ou orientação”, explica.

A relactação é empregada para possibilitar a alimentação do bebê quando a amamentação não pôde ser realizada inicialmente. “É o caso dos bebês prematuros, que não puderam ser amamentados logo ao nascimento", explica a médica. Outra indicação é para quando, por questões de saúde, as mães tiveram que parar de amamentar.

Sem julgamentos: você nunca, em hipótese alguma, será “menos mãe” porque não conseguiu ou não optou por amamentar seus filhos. Tal julgamento, infelizmente ainda existe na sociedade, mas é algo que você deve trabalhar emocionalmente para desconsiderar.

No parto natural você emagrece mais rapidamente do que no caso de uma cesariana. A amamentação também favorece a perda de peso. E, claro, a dieta adotada e a prática de exercícios físicos influenciam diretamente nesse processo.

As alterações hormonais que resultam de um desmame súbito podem também ser visíveis, especialmente, durante o período de recém-nascido, em que se verificam níveis mais elevados de prolactina.

É normal uma perda de 5,5 Kg logo após o parto devido a saída do feto , placenta, líquido amniótico e involução uterina. Outros 4,5 Kg são eliminados nas 6 semanas seguintes, sendo cerca de 1,5 Kg na primeira semana pós-parto e 3,0 Kg nas outras 5 semanas.

Algumas dicas que podem ajudar no processo de perda de peso após o parto são:

  1. Amamentar. ...
  2. Ter uma alimentação equilibrada. ...
  3. Gaste calorias. ...
  4. Beber água.

durante a mamada, a quantidade de gordura do leite vai aumentando. Se o bebê não tomar o leite do fim da mamada, que tem mais gordura, ele pode sentir fome logo em seguida.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

Mas vá com calma e entenda que apesar de levar o seu tempo, a sua barriga no pós-parto vai recuperar a forma. A sua alimentação no pós-parto, o facto de estar ou não a amamentar, a prática de exercício físico podem contribuir para uma recuperação mais rápida e eficaz da sua forma física.