Quem não aceita a repreensão?

Perguntado por: ddorneles5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Quem rejeita a correção acabará pobre e na desgraça, mas quem aceita a repreensão é respeitado.

Quem recebe bem a disciplina conhece o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha a si e aos outros. O que atende à instrução está na vereda da vida; mas o que rejeita a repreensão anda errado.

Quem não aceita a correção não cresce.
É corrigido e, subitamente vem o sentimento de incômodo e tristeza (Hebreus 12.11), mas, porque vivemos esse cenário atual que descrevi, normalmente quem foi corrigido ataca quem o corrigiu, defendendo-se com argumentos como “não precisava falar desse jeito”.

O Senhor declarou: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).

Quem rejeita a correção acabará pobre e na desgraça, mas quem aceita a repreensão é respeitado. Como é bom conseguir o que a gente deseja! Os que não têm juízo não querem abandonar o mal. Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.

Provérbios 13:18-25 NTLH
Quem rejeita a correção acabará pobre e na desgraça, mas quem aceita a repreensão é respeitado.

Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento.

Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.

Quem rejeita conselhos prejudica a si mesmo, mas quem aceita a correção fica mais sábio.

Provérbios 15:10-12 ARA
Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá. O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens! O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios.

Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

Transtorno de Personalidade Borderline: Sim, muitas vezes, pacientes com este transtorno não aceitam ser contrariados. O motivo é a dificuldade de lidar com frustrações, privações e limites. Este comportamento lhe traz alívio e sofrimento, tudo é muito intenso.

Narcisistas não admitem seus próprios erros.

Irresponsabilidade pessoal
Assim, as pessoas que não admitem seus erros são também aquelas que apresentam sérias carências, são aquelas que carecem de competências básicas para conviver, respeitar, criar vínculos significativos, saber formar uma equipe ou até mesmo criar um projeto para o futuro.

Diz Jesus: ”Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo” (Mt 18,15). Este primeiro momento demonstra o respeito e o amor para com o próximo.

Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos.

Este versículo em outras versões da Bíblia
32 quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo. 32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.

Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.