Quem na Bíblia trocou a bênção por um prato de lentilha?

Perguntado por: treal . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca. Esaú, o preferido do pai, tinha vocação rural, era caçador.

Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.

Esaú vendeu o seudireito de primogenitura” por um prato de lentilhas, A primogenitura dava a ele o direito de: – Liderar a adoração a Deus e chefiar a família; – Dupla porção da herança paterna, (2/3 da fazenda); – Direito à benção do concerto, conforme Deus prometera a Abraão.

Assim como no Brasil, países como o Chile e a Venezuela têm a tradição de associar a ingestão de lentilha à atração de “boa sorte”. Essa superstição é especialmente difundida na virada do ano, quando o grão se torna um clássico na ceia de Réveillon.

São bem conhecidas as suas nutritivas qualidades, sendo uma comida saborosa a sopa feita daquele vermelho legume. Esaú, tentado pelo apetite, pediu, à vista da iguaria, que seu irmão lhe deixasse comer do guisado vermelho. 'Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas' se diz em Gn 25.34.

Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura me aceitará.

Como podemos ver, Moisés perdeu a bênção temporal, mas não perdeu a eterna, pois entrará na Jerusalém Celestial. A obediência é sempre uma atitude de fé e o resultado são bênçãos maravilhosas.

Apesar de descobrir a respeito, Israel não disse nada sobre isso, embora soubesse. Somente em seu leito de morte ele falou sobre o assunto. E por tentar usurpar a autoridade de Israel, afirmando seu direito de primogenitura, Rúben o perdeu.

José recebeu a Primogenitura oficial porque tornou-se responsável pelo sustento de toda a família(Gênesis 47.12) e pelo enterro de Jacó fora do Egito (Gênesis 47.30).

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

A frase “o maior servirá ao menor” em Gênesis 25:23 indica que o filho mais novo herdaria futuramente a primogenitura do mais velho.

Na cultura daquela época, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse. O filho primogênito então poderia tomar conta do restante da família, inclusive a viúva do pai.

Deus afirmou a Jacó: “Eu Sou El-Shaddai, o Deus Todo-Poderoso. Sê fecundo e multiplica-te! Uma nação, uma assembl de nações, nascerá de ti e reis estarão entre os teus incontáveis descendentes. Eu te dou a terra que dei a Abraão e a Isaque; darei toda esta região a ti e à tua posteridade depois de ti!”

Com origem na Ásia Ocidental e Central, a lentilha é a pulse mais antiga, que se tem conhecimento. Devido seu centro de origem, a lentilha possui boa adaptação ao clima temperado (cultura de inverno) com temperaturas ideais para germinação variando de 15º a 25ºC.

A lentilha é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro. Ela também é rica em fibras o que ajuda no bom funcionamento do trato digestivo e pode contribuir positivamente para a perda de peso.