Quem na Bíblia teve ferida na alma?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

José é um exemplo claro de que na Bíblia as pessoas usadas por Deus eram passíveis de falhas, problemas e dificuldades. O coração de José era o próprio retrato do seu fracasso familiar. Porém, é impressionante a maneira tão especial como Deus tratou da ferida da alma de José.

As feridas emocionais são ferimentos resultados de situações de conflitos e mágoas que acabam marcando nossa vida profundamente. Também podemos chamar as feridas emocionais de dores psíquicas, ocasionadas por vivências dolorosas que impactam quem somos, nossa personalidade e nosso jeito de agir.

Consequências psíquicas: depressões, angústia, agressividade descontrolada, mau humor, desgosto pela vida, desconfiança generalizada, falta de confiança nas pessoas. Consequências espirituais: dificuldade na oração, reza-se pouco, frieza espiritual, sensação de não ser amado por Deus.

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.

Foque em você: uma maneira de curar as feridas da alma é concentrar-se em seu estado de saúde física. Praticar esportes, comer de maneira equilibrada, meditar e cuidar do corpo é uma técnica para equilibrarmos também a mente. Não conseguiremos curar o corpo e a alma se não preservarmos nossa saúde física.

1) Chaga; ulceração (#/RA Pv 25.20). 2) MATANÇA (#/RC Js 10.10). 3) Figuradamente: doença (#Jó 34.6); pecado (#Is 1.6); repreensão (#Pv 27.6).

Podemos considerar as feridas emocionais como sensações, pensamentos e memórias dolorosas advindas das necessidades emocionais não atendidas ao longo do desenvolvimento, podendo ser a falta de afeto, aceitação, autonomia, limites realistas, expressão genuína das emoções ou ainda espontaneidade.

As feridas emocionais são aquelas dores vividas no período da infância e que, de alguma forma, acabaram desenvolvendo um certo trauma no nosso inconsciente.

Todos nós temos feridas espirituais, e elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança. Nesse caso, os mandamentos de Deus. São feridas que a medicina não pode curar, somente Jesus. Ele é o único que pode nos dar a paz.

Comentário: Os remédios para a cura da alma são: Fé, oração, arrependimento, confissão, e mudança de hábito, estes são os passos para receber a cura da alma. Busque a Deus, se quer realmente a cura da alma, precisa ansiar por sua graça, confessar os seus pecados e receber a paz que somente Cristo pode dar.

Jó 5:18 ARA
Porque ele faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam.

De acordo com a psicologia, há 5 feridas emocionais mais comuns. São elas: A humilhação, quando alguém ataca a dignidade de diversas maneiras, denegrindo o outro e causando feridas conscientes e subconscientes.

Ferida que vai supurando, e quedura por efeito de causa interna ou local. Em Dt 28.27, 35 trata-se, provavelmente, de certos sinais de moléstia cutânea, chamada elefantíase, que é uma espécie de lepra.

Feridas profundas: quando atingem níveis mais profundos da pele (derme profunda, tecido adiposo, fáscias, tendões, músculos, ossos, cartilagens, ligamentos).

Condenados assim costumavam receber 39 golpes com o instrumento — na prática, portanto, era como se fossem 117 chibatadas, já que essas pontas feitas de osso de carneiro funcionavam como objetos perfurocortantes.

Ó Senhor, são tantos traumas e marcas que trago em minha mente... e só Tu podes me curar! Por isso Te peço: lava a minha mente no Teu Sangue, dá-me a Tua cura e enche-me com a Tua paz. Desde já, eu Te louvo e agradeço, pois creio que estás agindo em mim agora e que serei, em Ti, nova criatura.

Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

Após ressecção cirúrgica, ferimentos e diversos tipos de lesão ao tecido, o corpo humano possui a habilidade de substituir as células lesionadas e reparar o tecido danificado. Nesse capítulo iremos estudar os dois processos de reparação: regeneração e cicatrização.