Quem morre ao entrar no tabernáculo?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Nadabe e Abiú morrem após desrespeitarem as ordens no tabernáculo - A Bíblia.

  • Eleazar
  • Fineias
  • Itamar
  • Nadabe
  • Abisue
  • Abiú

Lugar santíssimo: O sumo sacerdote entrava nesse lugar extremamente sagrado do tabernáculo uma vez por ano, no Dia da Expiação. O lugar santíssimo representava a presença de Deus e continha a arca da aliança, cuja tampa era chamada de propiciatório.

O tabernáculo era um lugar sagrado para os filhos de Israel, assim como o templo é um lugar sagrado para nós atualmente. Esse tabernáculo destinava-se a ser portátil porque os filhos de Israel mudavam-se freqüentemente enquanto estavam no deserto.

Nadabe ou Nadab (em hebraico significa "liberal" ou "bem disposto"), filho de Jeroboão I, tornou-se no segundo rei de Israel por volta de 913 a.C., segundo algumas cronologias (I Reis 14:20).

  • Eleazar
  • Abiú
  • Nadabe
  • Itamar

Oseias 3. Israel buscará ao Senhor, voltará para Ele e participará de Sua bondade nos últimos dias. 1 E o Senhor me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo aadúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel; mas eles olham para outros deuses, e amam os bbolos de passas.

Como Ele fez com a vida de Jeremias e Ezequiel, o Senhor usou a vida do profeta Oséias para ensinar simbolicamente uma vigorosa lição. Oséias 1–3 contém uma história cujo significado será melhor compreendido se você lembrar que o Senhor comparou Seu relacionamento de convênio com Israel a um relacionamento matrimonial.

7 Vendo isso aFineias, filho de Eleazar, o filho de Aarão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão; 8 E foi atrás do homem israelita até a tenda, e atravessou os dois, o homem israelita e a mulher, pelo ventre dela; então cessou a praga contra os filhos de Israel.

1010 a.C.

Leia Êxodo 6:10–12 e procure o que o Senhor disse a Moisés e o que Moisés respondeu. (Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)

“Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, filhos e filhas, e tragam aqui” (Ex 32,2), bradou Aarão, em uma postura populista. Triste. Com o luxo da minoria dominante fizeram a estátua de um bezerro de ouro. Pior: saudaram o ídolo construído, mentindo: “Israel, este é o seu deus, que tirou você do Egito” (Ex 32,4).

Atualmente, no entanto, um tabernáculo costuma significar o local onde são guardados os objetos que são típicos dos rituais eucarísticos (as hóstias sagradas, por exemplo), numa espécie de cofre que é colocado no altar das igrejas.

Embora os pátios desses templos fossem usados como locais de reunião geral e cerimônias públicas, sempre havia salas internas nas quais apenas sacerdotes consagrados podiam entrar e nas quais se dizia manifestar-se a presença divina.

Os sacerdotes desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, sacrifício pelo sacrilégio, consagrações, culto divino.

No Templo de Salomão é possível conhecer uma réplica do Tabernáculo de Moisés, local onde eram realizadas cerimônias de adoração e sacrifícios. A tenda era procurada para perdão de pecados e gratidão; em ambos os casos, o sacrifício era necessário.

Ou «tabernáculo» é o pequeno recinto, à semelhança de caixa ou armário, onde se guarda a Eucaristia depois da celebração, para que possa ser levada aos doentes ou dela possam comungar, fora da Missa, os que não puderam participar nela. A palavra «sacrário» indica que é o lugar onde se «guarda o sagrado».

O livro de João, no capítulo 7, nos diz que um ano os discípulos subiram a Jerusalém para Sucot, mas Jesus ficou para trás e depois subiu secretamente. Então, no último “grande dia da festa”, Ele se levantou nos pátios do Templo e clamou: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.