Quem morava nos muros de Jericó?

Perguntado por: dbittencourt2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Para conquistar Jericó, Josué enviou dois espias para recolherem informações (Josué 2:1-3). Chegando na cidade, foram recebidos e protegidos por uma prostituta chamada Raabe que morava ali.

Josué

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

5 E acontecerá que, tocando-se longamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o sonido da buzina, todo o povo gritará com grande alarido; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual no lugar em frente de si.

7.516 pessoas

A população da cidade de Jericó (PB) chegou a 7.516 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -0,29% em comparação com o Censo de 2010.

Jericó é descrita no Velho Testamento como a "Cidade das Palmeiras", pois tinha muitos campos e era um lugar atrativo para a habitação humana. Na tradição judaico-cristã, ela é conhecida como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés.

No contexto cristão, a queda das muralhas de Jericó após sete dias de peleja e do grito do povo, é uma referência de incentivo à persistência e união do povo. E a certeza de que o Senhor ouve e responde ao clamor dos seus. Bíblia sagrada.

Segundo relatos dos Novo Testamento, Jesus estava visitando a cidade quando um rico cobrador de impostos subiu numa figueira para vê-lo passar, pois havia uma multidão o acompanhando. Ao avistá-lo, Jesus o chamou e disse que iria ficar em sua casa.

Após dar sete voltas ao redor da invencível fortaleza, o líder Josué ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz, o que resultou na queda das muralhas.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

A queda das muralhas de Jericó
No sétimo dia a cidade foi rodeada sete vezes (Josué 6:14-15). Ao fim da sétima volta, sete sacerdotes tocaram as suas trombetas, logo após ao toque os israelitas bradaram em alta voz e as muralhas caíram (Josué 6:20).

Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante 6 dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No 7º dia deram 7 voltas. Durante a 7ª volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus as muralhas de Jericó caíram...

A população de Jericó plantava, colhia e criava animais – foi o que descobriu a arqueologia, através dos vestígios encontrados nas ruínas -, numa época em que muitos povos ainda eram nômades, vivendo apenas do que caçavam e coletavam, num constante movimento sazonal. Estamos falando de muuuuuito tempo atrás.

O que aprendemos com história de Raabe
Da mesma maneira, a nossa fé em Deus deve ser genuína, mesmo que isso possa colocar a nossa vida e conforto em risco. A importância da confiança: Raabe acreditou em Deus e Ele salvou a ela e à sua família, mesmo sendo uma mulher de vida duvidosa.

israelita

Raabe era cananéia, como provavelmente Tamar, da mesma forma. Rute era moabita. No caso de Betsabéia, ela era israelita.