Quem morava no Manso servil?
Manso Servil / Vilas camponesas: que era a área de produção de subsistência dos camponeses (servos); Terras ou Mansos Comunais: o lugar onde os servos podiam coletar madeira, fazer pastagens, e onde ficavam os rios (áreas comum).
Como era a servidão?
A servidão era uma espécie de escravidão mais branda, pois, ainda que os servos não fossem vendidos, estavam obrigados por toda a vida a entregarem produtos e prestarem serviços a seus senhores. Além disso, não eram proprietários das terras em que trabalhavam, pois estas lhes eram "emprestadas" pelos senhores.
O que tinha no Manso senhorial?
Explicação: manso Senhorial: Eram terras de domínio do senhor feudal como o moinho e o castelo .
O que o que eram os mansos?
O manso comunal era compreendido como todos os terrenos da propriedade que poderiam ser utilizados concomitantemente pelo senhor feudal e os seus servos.
Qual o significado da palavra manso servil?
Manso Servil / Vilas camponesas: que era a área de produção de subsistência dos camponeses (servos); Terras ou Mansos Comunais: o lugar onde os servos podiam coletar madeira, fazer pastagens, e onde ficavam os rios (áreas comum).
Como era manso servil?
Manso Servil: terra dos servos, onde cultivavam seus produtos, produzindo o necessário para a sobrevivência. Em troca, eles realizavam diversas obrigações e pagavam impostos aos senhores feudais. Manso Comum: área comum a todos os grupos que incluía os pastos, as florestas e os bosques.
Quem vivia no feudo?
Os nobres eram a camada dos que lutavam, o Clero dos que rezavam e os servos eram a camada dos que trabalhavam. Os servos trabalhavam nos feudos. Nas vilas ou povoados moravam os vilões, homens livres que viviam nesses feudos e deviam obrigações aos suseranos.
Como os servos pagavam as terras em que moravam?
Resposta: Com serviços. Explicação: Eles faziam o plantio e cuidavam dos animais como forma de pagamento pela moradia.
Quem é o dono da servidão?
É um direito real, voluntariamente imposto a um prédio (serviente) em favor de outro (dominante), em virtude do qual o proprietário do primeiro perde o exercício de seus direitos dominiais sobre o seu prédio, ou tolera que dele se utilize o proprietário do segundo, tornando este mais útil.
Quem é o serviente e quem é o dominante?
Os prédios envolvidos na servidão são denominados prédio dominante (aquele que tem a servidão a seu favor e prédio serviente (que serve o outro, em detrimento do seu domínio).
Onde ocorreu a servidão?
A prática disseminou-se na Europa no século 10 e tornou-se a forma predominante de organização do trabalho agrário na época. Sobreviveu na Inglaterra até o século 17 e, na França, até a Revolução de 1789.
Quem eram os servos na sociedade feudal?
Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. Os servos eram os responsáveis pela produção de riquezas no mundo feudal. Os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal.
O que é talha na história?
Talha. Durante o feudalismo, a talha era um tributo que era pago pelos vassalos para o custeio da defesa do feudo. Consistia de parte da produção realizada na unidade agrícola (feudo). Era a porcentagem da produção obtida do trabalho no manso servil que era para o Senhor Feudal.
O que eram a reserva senhorial e os mansos?
A reserva senhorial era destinada ao uso do senhor feudal, que tinha posse do feudo. Geralmente, nessa propriedade de terra, encontrava-se a casa do senhor, os celeiros, os estábulos, os moinhos e a própria terra de cultivo. Na reserva senhorial também estavam as áreas de pastos e as florestas.