Quem morava em cima do muro de Jericó?

Perguntado por: rmachado . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Outro detalhe interessante é que a casa de Raabe em Jericó ficava no muro da cidade (Josué 2.15). Quem morava sob a muralha que protegia a cidade tinha uma visão privilegiada do que acontecia dentro e também uma boa vista do que estava rolando fora dos muros.

Josué avisa a Pedael que os espiões precisarão de um bom disfarce. Acã, Melquias e Gibar se mostram ambiciosos com as riquezas que poderão encontrar em Jericó.

Josué

Josué ordenou que os sacerdotes dessem uma volta ao redor da cidade, carregando a arca da aliança. Depois voltaram ao acampamento e passaram a noite lá. No dia seguinte Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes carregaram a arca. Os sete sacerdotes que levavam as sete cornetas iam na frente, tocando sem parar.

Raabe vivia em cima do muro
Outro detalhe interessante é que a casa de Raabe em Jericó ficava no muro da cidade (Josué 2.15). Quem morava sob a muralha que protegia a cidade tinha uma visão privilegiada do que acontecia dentro e também uma boa vista do que estava rolando fora dos muros.

No contexto cristão, a queda das muralhas de Jericó após sete dias de peleja e do grito do povo, é uma referência de incentivo à persistência e união do povo. E a certeza de que o Senhor ouve e responde ao clamor dos seus.

No Evangelho de São Mateus, capítulo 1 no versículo 5, lemos que entre os antepassados de Jesus havia uma mulher chamada Raab, esposa do guerreiro Salmom que é o tataravô do Rei Davi.

De acordo com o relato bíblico, Raabe teria convertido-se a Deus e ajudado os espiões israelitas antes da invasão da cidade, hospedando-os em sua casa. Após a conquista de Jericó por Josué, a vida de Raabe é preservada juntamente com sua família.

Após a vitória da batalha em Ai, Eleazar dá início ao casamento duplo de Josué e Aruna e de Salmon e Raabe. Hebreus comemoram em festa emocionante.

Raabe amarra corda vermelha em janela como sinal de apoio aos hebreus.

Saiba mais sobre nós. Josué envia espias a Jericó — Eles são recebidos e escondidos por Raabe — Eles prometem preservar a vida de Raabe e da família dela.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

Josué

A Bíblia nos mostra que Josué era uma homem de fé, que acreditava em cada palavra liberada da boca de Deus. Por isso, foi capaz de conduzir o povo na conquista da cidade de Jericó, pois Josué tinha uma fé que derruba muralhas.

Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante 6 dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No 7º dia deram 7 voltas. Durante a 7ª volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus as muralhas de Jericó caíram...

339) destacam que Mateus coloca Raabe na genealogia de Jesus possivelmente através de fontes extra bíblicas que ele encontrou, contendo informações e dados para afirmar que ela foi a mãe de Boaz. A condição dela possui três agravantes que poderiam corroborar para o seu processo de mar- ginalização.

O cordão escarlate simboliza o pecado; o pecado que estava na vida de Raabe e também na nossa. Mas, tanto quanto para aquela geração, Cristo veio e, por seu sangue, deu-nos a possibilidade de expiar os nossos pecados, sendo ele próprio o Cordeiro Morto desde a fundação do mundo.