Quem mora na aldeia?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Significado de aldeãs: Que mora em aldeia.

Aldeia é uma povoação, normalmente rural, com poucos habitantes, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior à vila, podendo dispor de autonomia administrativa e de economia de subsistência (não exporta o excedente da economia, consumindo tudo), sendo geralmente satélite de uma vila, onde a população ...

No Brasil, o termo aldeia é usado principalmente para definir as povoações indígenas. No país, a população indígena vive em aldeias que são distribuídas por todo o território nacional. A aldeia indígena reflete o modo de organização social desses povos, onde cada comunidade mantém a sua dinâmica própria.

4 sinônimos de aldeia para 1 sentido da palavra aldeia: 1 localidade, lugarejo, povoação, povoado.

O pajé é considerado uma das figuras mais importantes dentro das tribos indígenas brasileiras. De acordo com as tradições típicas desses povos, o pajé é predominantemente um ancião dotado de poderes sobrenaturais, com a capacidade de prever o futuro, expulsar espíritos malignos e doenças das tribos.

No geral, todas as aldeias são formadas por roças e pátios, que são os locais onde são construídas as casas. Uma aldeia tanto pode ter um único pátio com poucas casas ao redor, quanto vários pátios, isso depende das relações estabelecidas entre as famílias que costumam morar próximas umas das outras.

Nas aldeias neolíticas, o trabalho era dividido. As mulheres dedicavam-se à agricultura, ao preparo dos alimentos e cuidavam dos filhos. Já os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo.

Mas afinal o que as aldeias têm de bom? Na verdade, têm muita coisa boa. A tranquilidade, a paz, ouvir animais, terrenos para plantar e cultivar, são os pontos favoráveis para se viver numa aldeia. Também há mais espaços para criar animais, para praticar desporto ao ar livre, para passear e fazer caminhadas, etc.

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

Este espaço é denominado oca (tupi) ou oga (guarani). O tamanho de cada casa, depende do tamanho da tribo, podendo chegar a mais de 200 metros de comprimento. Geralmente, não passavam de 150 metros de comprimento, por cerca de 12 metros de largura.

Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar, como uma lógica colonial. Mas então como me referir? É correto falar terra indígena ou aldeia. Para se referir ao grande grupo, utilize etnia ou povo.

Pequena localidade habitada: 1 aldeamento, aldeia, aldeola, aldeota, arraial, arruado, capela, casal, lugarejo, maloca, núcleo, povo, póvoa, povoação, povoamento, taba, vila, vilar, vilarejo, vilarinho, vilela, vileta, vilória, vilório, vilota.

Em geral, a maioria dos integrantes da aldeia possuía um grau de parentesco entre si, tendo em vista que algumas poucas famílias extensas formavam o conjunto da comunidade. Também conhecidas como clãs, essas famílias se juntavam a outras para a formação de uma sociedade tribal.

A formação da aldeia pode também ser de forma externa, sendo circular, quadrada ou interna, com o centro de uma grande maloca. Sua organização sócio-espacial é formada por várias ocas, malocas ou um conjunto de malocas onde residem várias famílias, chegando a 400 pessoas, com suas variações.

Cacique é um termo usado para designar o índio que é responsável por uma tribo indígena. O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.

O cacique é o líder ou chefe das tribos indígenas brasileiras.