Quem mora em Florianópolis é chamado de?

Perguntado por: abeiramar9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Manezinho é o gentílico popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Brasil.

Homenagem importante
Na época, o presidente do Brasil era Floriano Peixoto, um dos principais nomes da repressão do movimento. Para homenagear o presidente, em 1894, o governo do estado decidiu modificar o nome da cidade, a intitulando de Cidade de Floriano, ou como conhecemos, Florianópolis.

Art. 1º Fica institucionalizado como adjetivo pátrio para as pessoas nascidas no Município de Balneário Camboriú, a denominação "balneocamboriuense".

E se você nasceu em Palhoça, é caranguejo. Para os nativos ou para mais antigos, o curioso apelido é bem conhecido. Segundo o IBGE, Palhoça tem uma população de 137.199 "caranguejos".

As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de “barriga-verde” porque, no século XVIII, os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme.

O dialeto florianopolitano, popularmente conhecido como manezês, é a forma da língua portuguesa usada pelo nativo de Florianópolis, capital de Santa Catarina, e de sua região metropolitana, no Brasil.

Os tipos de negócios mais lucrativos em Santa Catarina são aqueles relacionados a tais áreas:

  • Turismo;
  • Tecnologia;
  • Setor moveleiro e metal mecânico;
  • Ramo alimentício;
  • Indústrias, como a de celulose e a têxtil.

Estreito
Para completar, o local é uma boa opção para quem quer morar na capital catarinense, sem gastar tanto. Por estar localizado fora da Ilha, os valores de aluguel nesse bairro costumam ser mais acessíveis do que em outras regiões.

Floripa, como é carinhosamente chamada por nós turistas, encanta de tal forma que muitos visitantes não voltam para casa e acabam escolhendo esse paraíso com diferentes praias para viver. Florianópolis é, além da Capital de Santa Catarina, uma cidade moderna com excelente infraestrutura de lazer e turismo.

Pelas contas oficiais, a Ilha de Santa Catarina tem 42 praias. Há quem diga que, contando direitinho, o número chega a 100. Na vida real, porém, Floripa acaba tendo duas ou três praias — que são as que você elege e volta sempre.

São Francisco do Sul

Descubra São Francisco do Sul e suas histórias ou “São Chico” como costuma ser carinhosamente chamada, é considerada a cidade mais antiga de Santa Catarina, assim como a terceira cidade mais antiga do Brasil.

Gentílico: Navegantino ou dengo-dengo. Numeração: 85.734 habitantes.

O topônimo "Camboriú" é uma referência ao Rio Camboriú. É um nome com origem na língua tupi que significa "rio dos robalos", através da junção de kamuri (robalo) e 'y (rio).

Com origem etimológica na palavra latina “balnearius”, o primeiro significado mencionado pelo dicionário da Real Academia Espanhola (RAE) indica que o balneário é um adjetivo que alude aos banhos público, sobretudo aqueles que são medicinais.

Joinville

1. Joinville. Das maiores cidades de Santa Catarina, Joinville está no topo da lista com mais de 617mil habitantes, conforme consta prévia do censo realizado em 2022.

O povo é animado, alegre e sabe festejar como todo brasileiro. São celebrações religiosas, datas comemorativas, festejos e homenagens aos colonos. Tudo isso com muita dança, bebida e comidas típicas.

Florianópolis, 22.03.2023 - A capital de Santa Catarina completa nesta quinta-feira, 23, 350 anos da sua fundação.

Joinville

Em 2020, os três maiores Municípios de Santa Catarina (Joinville, Itajaí e Florianópolis) responderam por 26% do PIB estadual e 18,3% da população estadual, e as 12 municipalidades de maiores PIBs representavam 50,5% do total e 43,85% da população do Estado.