Quem modificou a banana?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

A banana que conhecemos foi completamente criada pelo homem, através de cruzamento e seleção, partindo de bananas selvagens forradas de sementes como essa de cima. Aliás, quase todas as plantas que comemos tinham muito menos “recheio”, e a seleção feita pelo ser humano é que as deixou como conhecemos hoje.

As bananas que cresciam na África e Sudeste da Ásia eram pequenas se comparadas às de hoje. Conta-se que eram do tamanho de um dedo e por isso teriam usado o nome banan, palavra árabe para dedo.

A banana acompanha o desenvolvimento dos seres humanos há muito tempo. Foi uma das primeiras plantas frutíferas a terem domesticação, cerca de 7.000 anos atrás, no sudeste da Ásia. Atualmente é uma das principais commodities de exportação de vários países em desenvolvimento.

A banana foi modificada para não ter mais sementes e ficar maior, tornando-a de fácil consumo. Descascou, comeu. Simples e prático, e foi justamente essas características que a tornaram a fruta mais popular do mundo.

A banana que conhecemos foi completamente criada pelo homem, através de cruzamento e seleção, partindo de bananas selvagens forradas de sementes como essa de cima. Aliás, quase todas as plantas que comemos tinham muito menos “recheio”, e a seleção feita pelo ser humano é que as deixou como conhecemos hoje.

As melancias selvagens, como podemos observar nesta pintura do século 17, tinham muito menos suco que as de hoje!

  • Milho. O milho está sendo manipulado há cerca de 9 mil anos! ...
  • Pêssego. Os pêssegos selvagens foram modificados pelos chineses por séculos. ...
  • Morango. ...
  • Cenoura.

3 minExibição em 17 jul 2022 Exemplar foi encontrado na Bahia. Apenas outros dois pés já foram identificados por pesquisadores.

Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos.

Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

A fruta chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Contudo, continuou sendo rara neste continente por muitos séculos, só se popularizando no século XX. Muito antes disso, a expansão do Islã levou a banana para a África. E os portugueses trouxeram-na para o Brasil.

As bananas são as frutas mais consumidas em todo o mundo, com 100 bilhões de unidades comercializadas a cada ano. Isso dá uma média de 13,1 bananas para cada habitante do planeta!

Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não. Popularmente falando está correto, porque se convencionou chamar de fruta partes comestíveis e geralmente doces das plantas.

Bananas modernas vieram de duas variedades selvagens, Musa acuminata e Musa balbisiana, que têm sementes grandes e duras como as da foto acima. A versão híbrida produziu a banana que tanto adoramos atualmente, com seu formato distinto, sementes muito pequenas e um gosto melhor.

A fruta foi descoberta na Índia pelos exércitos de Alexandre, o Grande. Segundo uma lenda antiga, os sábios da Índia descansavam à sua sombra e comiam de seus frutos. Por conseguinte, as mudas foram plantadas em outros países também.

Se um cientista olhasse para a sequência de DNA de uma banana e a comparasse com o DNA de um humano, ambos não se alinhariam. Portanto, compartilhamos cerca de 50% dos nossos genes com a banana, o que representa de fato aproximadamente 2% do nosso DNA.

Estéril, incapaz de produzir sementes e decrépita do ponto de vista genético, a popular fruta, extremamente fragilizada, seria hoje presa fácil de doenças e pragas cada vez mais virulentas, que não param de ameaçar os bananais do planeta.