Quem mente mais no relacionamento?

Perguntado por: lluz8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Os homens mentem mais até no nome, pois o resultado apontou que 19% dos homens e 6% das mulheres dizem ter usado nome falso ao se cadastrar no site de namoro. A segunda informação mais distorcida pelo sexo masculino é a idade, sendo 18% deles, contra apenas 2% das mulheres.

A mentira é, de alguma forma, natural e, apesar de crescermos ouvindo que é “feio” ou “errado”, a mentira tem uma função política para a sociedade e psíquica para o indivíduo. Às vezes utilizamos esse recurso para agradar ou proteger quem amamos.

Confira 5 mentiras que os homens contam quando traem

  • A mulher que você viu é apenas uma amiga. Você pode tê-lo visto agindo sorrateiramente com outra pessoa. ...
  • Você não tem nada com o que se preocupar. ...
  • Ela que está interessada em mim e eu não quero magoá-la. ...
  • Você estava ocupada. ...
  • Aconteceu apenas uma vez.

Algumas das maiores forças que empurram um relacionamento para o ralador são: apego, vitimização e projeção.

Mentirosos costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.

A necessidade de chamar atenção, a soberba, o ciúme e a baixa autoestima também motivam as pessoas a mentirem compulsivamente. A motivação pode ser igualmente patológica, oriunda de um distúrbio de personalidade. A mentira também está ligada à impulsividade, ou seja, ao agir sem pensar.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Cada pessoa escreve num papel 3 frases, onde 2 devem ser verdades sobre ela e 1 deve ser uma mentira; Após isso cada uma lê as 3 frases, e as outras pessoas tentam adivinhar qual é a mentira.
...
A dinâmica:

  1. Fui jogador de Rugby;
  2. Tenho medo de água;
  3. Já comi macarrão com estrogonofe como molho e granulado como queijo ralado.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

Estabilidade
Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram.

Em resumo, 80% dos homens traem por insatisfação emocional, e apenas 8% por problemas relacionados ao sexo. Para a psicóloga, os homens também são motivados por emoções e querem um relacionamento estável, e a principal prova da mudança é que, agora, eles têm menos medo em admitir as emoções.

Confronte-o com honestidade e transparência.
Em vez de dizer: "Eu sei que você está mentindo" ou "Você é um mentiroso", dê uma oportunidade para que ele seja sincero. Diga: "Eu acho que você está preocupado com alguma coisa ou que existe algo que não queira me contar.

Fase 3 - Desilusão
Aqui pequenas coisas no convívio começam a perturbar a estabilidade do casal que pode se perguntar se é era hora de procurar outro par. É o início do choque de realidade da relação, deixando para trás ilusões anteriores.

O neurocientista aponta que os relacionamentos tóxicos são caracterizados por "falta de confiança, comportamentos controladores e mentiras frequentes". "Comunicação hostil com gritos, xingamentos, jogar coisas, quebrar coisas, uso da força ou de posturas físicas para intimidar", alerta Fabiano.

Antes de julgar a pessoa como mentirosa, busque identificar as razões que a levaram a ter esse tipo de comportamento. Não se trata de ignorar a mentira ou estar de acordo com ela, mas sim de compreender o problema que está por trás dela, para que assim, você tenha maiores chances de ajudar a pessoa no que ela precisar.

Trata-se de um problema psicológico conhecido como mitomania, também chamado de mentira obsessivo-compulsiva. Pessoas com essa desordem não têm um nível adequado de consciência, chegam a perder a dimensão da realidade e tendem a misturar fantasia e fatos da vida real — em suas histórias e em sua própria mente.

Confira a lista de 7 sinais feita pelo portal Entrepreneur, com a análise do especialista:

  1. 1 - Mentirosos falam demais. ...
  2. 2 - Mentirosos tentam vender a verdade. ...
  3. 4 - Mentirosos sorriem com a boca, não com o rosto. ...
  4. 5 - Mentirosos fingem estar calmos. ...
  5. 6 - Mentirosos criam histórias perfeitas demais.

Se o seu parceiro é um mentiroso, enfrente-o. Fale como você se sente em relação ao hábito que ele tem de mentir e como isso está abalando a sua confiança. Caso ele esteja mentindo para não te magoar, assegure-o de que ele pode ser honesto com você. Assim, ele pode falar sem ser desonesto sobre o que está acontecendo.

Geralmente, as mentiras no relacionamento começam de maneira sutil para não chamar a atenção da pessoa traída. Conforme o mentiroso percebe que sua história é convincente, ele pode passar a ter mais confiança para continuar mentindo. É esse excesso de confiança que abre o caminho para que o mentiroso seja descoberto.