Quem menstrua tarde cresce mais?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

As que menstruarem mais tarde, provavelmente crescerão menos e por menos tempo. O tempo médio de crescimento após a menarca é de quatro anos (3 a 4,8 anos).

O que os médicos disseram é verdade. Após a primeira menstruação, que marca o final da puberdade, a menina pode crescer pouco. A fase de "estirão" (crescimento acelerado) ocorre no início da puberdade. No primeiro ano (após o surgimento dos brotos mamários), a garota ganha de 11 cm a 12 cm.

Por esse motivo, não devemos esperar um crescimento muito importante após a primeira menstruação. Em geral, elas crescem menos de 10 centímetros, sendo que a maioria cresce 6 ou 7 centímetros.

Deve começar consultando um médico de família ou pediatra, para saber quanto tempo ainda se vai crescer é necessário fazer um exame de idade óssea, através de uma radiografia de mãos e punhos.

Se você tem alguma dúvida ou quer fazer melhor essa conta, o melhor caminho é procurar o pediatra que te acompanhou, que deve ter a sua curva de crescimento. Com isso, ele pode te dizer com maior precisão se essa é a sua altura final ou se você ainda poderá crescer alguns centímetros.

“A puberdade precoce pode trazer vários prejuízos para a criança, por gerar uma exposição hormonal antes do tempo. Além de favorecer o aparecimento de alguns tipos de cânceres, pode trazer vários prejuízos psicológicos, pois aquela criança ainda não está preparada psicologicamente para a menstruação”, diz Débora.

Altura até 3 anos
Vamos conhecer as alturas ideais desse período. Meninas 2 anos: 80,0 cm de altura mínima e 92,9 cm de altura máxima; 3 anos: 88,4 de altura mínima e 103,5 de altura máxima; Meninos 2 anos: 81,7 cm de altura mínima e 93,9 cm de altura máxima; 3 anos: 90,6 de altura mínima e 102,8 de altura máxima.

Infelizmente com 23 anos não é mais possível crescer em estatura. As cartilagens que permitem o crescimento se "fecham" perto antes dos 21 anos.

Alguns alimentos ricos em proteínas:

  • Carnes, aves, peixes;
  • Ovos (clara);
  • Queijo parmesão;
  • Soja;
  • Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, amendoim);
  • Amêndoas, castanhas, nozes.

Quando acontece antes disso, aos 8 anos ou menos, é considerada precoce. A menstruação precoce é um dos sintomas causados pela puberdade precoce, condição em que o processo de transição do corpo de criança para a fase adulta começa antes da hora (8 anos em meninas e 9 anos em meninos).

A idade em que a primeira menstruação pode ocorrer está entre o período de 9 a 15 anos, variando de organismo para organismo. "Só chamamos de precoce quando acontece antes dos 9 anos. A média de idade, no Brasil, é 12 anos, mas é totalmente normal a menarca - primeira menstruação - entre 9 e 15 anos.

Isso pode ser relativamente normal, principalmente se a adolescente está nos dois primeiros anos depois da primeira menstruação. Então, se ela menstruou a primeira vez com 12 anos, até os 14 o ciclo menstrual pode ficar um pouco irregular, podendo atrasar alguns dias, ou vir perto do outro.

O cálculo é feito da seguinte forma: soma-se a altura do pai com a altura da mãe e divide-se o valor obtido por dois. Se for menina, subtrai-se 6,5 centímetros do resultado – no caso dos meninos, é o contrário, deve-se somar 6,5 centímetros.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra, a previsão da altura da crianças pode ser feita seguindo a seguinte fórmula: Para meninas: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros - 13) /2. Para meninos: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros + 13) /2.