Quem menstrua mais cedo entra na menopausa mais cedo?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Meninas que menstruaram antes dos 11 anos, se comparadas às que o fizeram depois dos 13, possui risco de menopausa prematura de 80% maior. Veja artigo do dr. Drauzio sobre menarca e menopausa. Meninas que começam a menstruar cedo correm risco mais alto de entrar na menopausa prematuramente.

Os impactos na saúde
A puberdade precoce também pode provocar fusão precoce das placas epifisárias de crescimento, o que pode fazer com que a altura adulta final da criança seja menor do que sua altura genética potencial. Ou seja, ela pode parar de crescer antes da hora e ter baixa estatura na fase adulta.

QUAIS OS SINTOMAS COMUNS DA MENOPAUSA PRECOCE? O primeiro sintoma da menopausa precoce é a menstruação irregular antes dos 40 anos de idade, que pode ser percebida através de ciclos menstruais mais curtos ou mais longos, ou ainda ausente da menstruação.

Os fluxos menstruais, geralmente, se encerram definitivamente na menopausa, entre 45 e 55 anos de idade. Algumas mulheres podem parar de menstruar antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce.

No geral, essas mulheres têm menos de 10% de chance de engravidar na menopausa precoce de forma natural, com óvulos próprios. Mesmo que o número seja baixo, existem formas, através de técnicas de reprodução assistida, para ajudar mulheres a realizarem o sonho da maternidade.

Embora a menopausa precoce possa ocorrer naturalmente, diversos fatores podem contribuir com a condição, como genética, hereditariedade, doenças cromossômicas, infecções virais, doenças na tireoide, remoção dos ovários, doenças autoimunes e tratamentos contra câncer, como quimioterapia e radioterapia, que podem afetar ...

O principal sintoma de chegada à perimenopausa é um ciclo menstrual irregular. O período de tempo entre cada menstruação torna-se mais curto ou mais longo e o fluxo menstrual também muda: para algumas mulheres torna-se mais abundante, para outras mais escasso.

FASE PRÉ MENOPAUSA
Também é comum ocorrer sangramento menstrual excessivo e irregular durante este período. A grande diferença é que na fase da pré menopausa, devido à mulher não voltar a menstruar e produzir progesterona, há possibilidade de alterações de linhagem maligna no endométrio.

Quem menstrua muito cedo ou muito tarde tem dificuldade de engravidar? MITO - Não há relação entre a idade da primeira menstruação com a fertilidade da mulher. Mulheres que menstruaram muito cedo terão, no entanto, o fim da vida útil de seus ovários mais cedo também.

As meninas que maturam mais cedo (menstruando antes da idade mediana de 12,6 anos para a ocorrência da menarca) provavelmente crescerão mais do que a média de 6 ou 7cm, e por mais tempo, do que as que maturam mais tarde, até atingirem sua estatura final.

"Mulheres que entram na menopausa antes dos 40 anos têm duas vezes mais chances de morrer (precocemente) em comparação com as mulheres que passam pela menopausa natural entre 50 e 54 anos", pontua.

Estradiol
O estradiol é outro exame hormonal importante para fechar o diagnóstico da menopausa. Produzido principalmente nos ovários, esse hormônio é importante para o desenvolvimento das características sexuais nas meninas, além de ser fundamental para viabilizar a gravidez.

Como saber se a menstruação já acabou
A menstruação acaba quando deixa de descer um fluxo vermelho vivo e, gradualmente, a secreção vaginal volta ao normal. Não existe utilidade em saber exatamente o dia em que a menstruação acaba, porque isso não influi no ciclo ou na ovulação.

A falta da menstruação em mulheres até 40 anos merece uma investigação cuidadosa, pois além de uma possível menopausa precoce ou de insuficiência ovariana, podem haver outras causas para o problema apresentado, e que merecem uma avaliação clínica completa.

Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva. Isso porquê o processo natural de ovulação é cessado, bem como também há uma drástica diminuição na produção dos hormônios ligados a fertilidade.

Esse período costuma se iniciar por volta dos 40 anos, mas algumas mulheres podem começar a senti-lo depois dos 35 anos. Os sintomas mais comuns são: ondas de calor, dores de cabeça, diminuição de libido, incontinência urinária, alterações no humor, insônia e aumento de peso. Por que a mulher engorda na menopausa?

– Alterações no vigor da pele, dos cabelos e das unhas, que ficam mais finos e quebradiços; – Alterações na distribuição da gordura corporal, que passa a se concentrar mais na região abdominal; – Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia; – Risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Esse período costuma ocorrer entre 45 e 55 anos, mas pode acontecer também de forma precoce, antes mesmo dos 40 anos. A pré-menopausa é a fase que antecede a menopausa. Nela, a mulher sofre redução na produção de hormônios. Esse período se inicia normalmente a partir dos 40 anos, com duração de cerca de 6 a 10 anos.

Se, depois de 12 meses, a pessoa não tiver mais nenhuma menstruação, aquele último dia do ciclo pode ser considerado como o momento da menopausa.

A cor do sangramento durante a menopausa pode variar de claro (cinza-rosado) a marrom ou até mesmo se assemelhar a um período regular. Não importa a cor, e geralmente não envolve dor.