Quem me dera ou quem me dera?

Perguntado por: bporto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

1. Quem me dera. Uma expressão que designa algo como "seria ótimo se isto fosse verdade". quem me dera ganhar na mega-sena.

Exprime desejo para que algo bom aconteça: 1 oxalá.

Uma dito bastante usado no Brasil é “quem dera”, para se expressar o desejo de algo inalcançável ou improvável.

Pretérito perfeito do indicativo.

Dera

  1. eu. dera.
  2. tu. deras.
  3. ele, ela, você dera.
  4. nós. déramos.
  5. vós. déreis.
  6. eles, elas, vocês. deram.

Quando você ouvir alguém dizendo "quem me dera", significa que essa pessoa tem vontade de fazer/ter feito algo, mas no momento não pode/não é capaz. Exemplos: Quem me dera poder estar num hotel cinco estrelas agora! Quem me dera poder ganhar na loteria que nem esse cara!

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

A expressão “quem diria!” é geralmente usada para expressar surpresa ao ouvirmos uma fofoca, um fato ou notícia interessante. Um exemplo de seu uso é quando alguém nos diz que uma pessoa vai se casar. A notícia nos causa surpresa, logo demonstramos isso dizendo “Nossa! Quem diria!”.

'Deus me livre, mas que me dera'é uma ironia, cujo significado está relacionado com qualquer coisa que você superficialmente rejeite, mas no fundo deseja, ou vice e versa.

O mesmo que: exporá, caracterizará, aconselhará, falará, alegará, combinará, narrará, advertirá, ajustará.

Renuncia extrema; ato de negar e desejar que nunca aconteça.

Quando alguém gostaria que algo acontecesse mas, por diversos motivos, nunca vai acontecer.

Fosse é flexão dos verbos ir, ser e fossar. No sentido de ir, é a ação de se movimentar de um ponto ao outro em uma situação passada e não concluída. Ao ser conjugado, fosse aparece na primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.

Apesar de mais comum na linguagem sofisticada, o mais-que-perfeito aparece em muitas expressões populares, como "Quisera eu!", ou "Quem me dera!", em que esse tempo expressa desejo, vontade de que algo se concretize.

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala). Os modos verbais indicam como a ação do verbo pode se realizar.

Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.

  1. Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala.
  2. Ação no presente: ocorre no momento da fala.
  3. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Quem dera eu aprendesse a viver cada dia como se fosse o último. O último pra esquecer tolices. O último para ignorar o que, no fim das contas, não tem a menor importância.

1. Deus me free. O mesmo que "Deus me livre".

As duas formas estão corretas.