Quem matou Ulisses na mitologia grega?

Perguntado por: lchaves9 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Telégono roubou o gado de Odisseu para se alimentar e Odisseu, agora velho, saiu para defender sua propriedade. Nenhum dos dois se reconheceu, porque nenhum deles jamais havia visto o outro. Eles lutaram até a morte e Telégono matou seu próprio pai Odisseu com sua lança envenenada.

Odisseu então arranja um plano para todos escaparem e oferece vinho a Polifemo, que pergunta quem lhe oferece a bebida, ao que Odisseu responde: "foi Ninguém". Quando Polifemo adormece devido à bebida, Odisseu e seus homens afiam uma vara e a espetam no olho do cíclope, cegando-o.

A deusa também conta a Ulisses que Telêmaco, o filho do herói, partiu à procura do pai. Depois, ela transforma Ulisses num velho mendigo, irreconhecível, e leva-o à casa de Eu meu, o guardador de porcos. Ulisses hospeda-se lá durante alguns dias, enquanto Atena procura Telêmaco e o traz para junto do pai.

Heitor

No entanto, ele é morto por Heitor, que liderava o exército troiano. Aquiles, após saber da morte de seu primo, Pátroclo, retorna à Tróia para vingá-lo. Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte.

Eventualmente, Zeus retornou para resgatar seus irmãos e fez Cronos vomitar Poseidon, Héstia, Hera, Deméter e Hades. Após isso, uma guerra dos deuses gregos contra os titãs foi iniciada, sendo conhecida como Titanomaquia. Os deuses venceram esse conflito, travaram um novo contra os gigantes e também o venceram.

No entanto, Poseidon, descontente com o ato de traição do Rei de Minos, resolve amaldiçoá-lo. De tal modo, sua esposa se apaixona pelo touro branco, o qual negou-se a sacrificá-lo. Sendo assim, Pasífae apaixona-se pelo touro e com ele nasce uma criatura bizarra e feroz: o Minotauro.

Felizmente, Teseu era um dos maiores heróis da Grécia e, depois de uma batalha terrível, conseguiu derrotar e matar o monstro.

O deus com asas nos pés - muito úteis para alguém em constante locomoção - entregou a Ulisses uma planta que o tornaria imune à magia da deusa feiticeira. Foi assim que ele derrotou Circe, obrigando-a a devolver a forma humana para todos os homens que tinha enfeitiçado.

Ulisses era mortal e com todas as características dos mortais: vaidade, teimosia, astúcia e representava o desejo de todo homem grego da época (um país po- bre), para quem a aventura no mar era o único caminho para o enriquecimento.

Eles lutaram até a morte e Telégono matou seu próprio pai Odisseu com sua lança envenenada. Na última hora, quando Odisseu estava morrendo jogado no chão, ele e o Telégono subitamente se reconheceram como pai e filho, mas, nessa altura, já era tarde demais para que Telégono conseguisse salvar o seu pai.

Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades, mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática.

Até mesmo a forte e implacável deusa da sabedoria. E o seu único ponto fraco durante aquela guerra tinha nome, olhos acinzentados e agora, estava presa no Tártaro. Atena estava preocupada, tanto que resolveu descontar sua raiva em um deus que podia ter evitado a situação.”

No livro O Incêndio de Troia, de Marion Zimmer Bradley, Briseis se apaixona por Aquiles e decide abandonar Troia para ficar com ele.

Aquiles amava a Briseis e ao vê-la ser retirada, é humilhado e entristecido. Segundo escreve o narrador, “Aquiles põe-se à parte, afasta-se, chorando, /Sentado junto ao mar salino-cinza, e olhava, /Ao longe, as águas cor de vinho.” (HOMERO, 349-351). (HOMERO, 2005, p.

Egisto

Ele não deu crédito a esta terrível previsão, que, irremediavelmente, veio a acontecer: Egisto, amigo e companheiro de Clitemnestra, mulher de Agamémnon, matou Agamémnon, às ordens da esposa infiel, quando do seu regresso da guerra de Troia.

Um lugar encantado, reinado pelo ciclope Polifemo, filho de Posídon (Deus do Mar), que após abrigá-los em uma linda gruta, devorou alguns de seus tripulantes. Odisseu então, estrategista que era, como se nada tivesse acontecido, embebedou Polifemo, que após cair no sono, teve seu único olho furado.

Aquiles é um colérico. Ulisses é racional, reflete, pensa, sabe o momento certo para falar, o que falar, o que não falar, é moderado. Como se lê no Canto XX da Odisseia, “consegue conter os impulsos e medita”. Mente, se necessário.

Só que durante a volta, Ulisses fez uma bobagem, furou o olho de um ciclope, filho de Poseidon. Como vingança, ele começou a aborrecer Ulisses, que demorou mais 10 anos pra voltar pra casa.