Quem matou Osíris?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Seth

Segundo a tradição, Osíris, filho de Geb, deus da terra, e Nut, deusa do céu, foi assassinado por Seth, seu irmão, que o esquartejou e espalhou os pedaços do seu corpo pelo Egito.

O sucesso de Osíris causava inveja em seu irmão, Set. Para agravar essa situação, Néftis, esposa de Set, o traiu com Osíris após disfarçar-se de Ísis e deitar-se com Osíris — que pensou estar deitando com a própria esposa.

Osíris é conhecido com o deus dos mortos, além de ser a divindade da vegetação, do julgamento e do além. Em egípcio, seu nome é variavelmente transcrito em Asar, Ausir, Wesir, Ausare, entre outros. Conhecido pela bondade, governou o Egito durante longo tempo.

A traição de Néftis e suposta inveja de Seti
Algumas versões contam que na verdade ele traído por Néftis com Osíris, daí seu assassinato.

Set elaborou uma armadilha e assassinou Osíris, lançando seu corpo no rio Nilo. As águas levaram o corpo de Osíris até a Fenícia, sendo lá resgatado por Ísis, que trouxe o corpo do marido de volta para o Egito.

A pele do deus poderia ser verde ou negra, cores que os Egípcios associavam à fertilidade e ao renascimento. A representação de Osíris como um animal era rara. Quando se verificava o deus poderia surgir como um touro negro, um crocodilo ou um grande peixe.

Ela levou o corpo de Osíris novamente para o Egito, mas Set descobriu e dilacerou seu irmão em diversas partes, espalhando-as pelo Egito. Ísis encontrou todas, com exceção do pênis, em seguida, realizou um ritual para ressuscitá-lo, e logo após recebeu a semente de Osíris, engravidando do filho deles, o deus Hórus.

Depois de mumificado, o coração do morto era entregue a Anúbis, e da mesma forma que seu pai, ele pesava cada um. Reza a lenda que, nesse processo ele usava a chamada "pena da verdade". Se o órgão fosse mais pesado que o objeto, ele era levado para ser devorado por Ammit, o deus leão.

A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem então ao que hoje é conhecido como o Olho de Hórus.

Anúbis

Anúbis era um deus egípcio representado com rosto de chacal e conhecido por ser o deus dos mortos e da mumificação. Anúbis era um deus presente na religiosidade do Egito Antigo e era considerado o deus dos mortos e da mumificação.

Poderes e habilidades
Como todos os deuses faraônicos, tem imortalidade e longevidade, a capacidade de alterar sua escala tornando-se gigantesca, a capacidade de transpor dimensões, a capacidade de ouvir seus seguidores telepaticamente e o poder de transferir uma parcela de seus poderes temporariamente para seguidores.

Zeus: O principal deus do Olimpo, líder dos deuses e semideuses gregos. Filho mais novo de Cronos (deus do tempo) e Réia (deusa da fertilidade). Zeus teve diversas esposas e vários filhos deuses e semideuses, sendo o mais famoso deles, Hércules.

Descendente de Rá, Osíris é o filho mais velho do casal Geb e Nut. Ele reinou sobre a Terra como o primeiro Faraó do Egito.

Menés I

Essa primeira experiência política de traço mais centralizador atingiu seu ápice quando o rei do Alto Egito, Menés I, realizou o processo de unificação política que o transformou no primeiro faraó da história do Antigo Egito.

Poderes e habilidades
Seth pode controlar o clima; geralmente o utiliza para criar secas ou tempestades. Seth pode comandar os animais. Seth tem força sobrehumana quase que no limite do Panteão Faraônico. Ele também possui garras afiadíssimas, com as quais rasgou o ventre de sua mãe para facilitar o próprio parto.

Néftis

Néftis tornou-se a esposa de Set e é melhor conhecida pela parte que jogou no mito de Osíris, onde, disfarçado de ísis, seduziu Osíris.

Gerada da saliva de Atum, é a deusa da humidade atmosférica.

A associação de Ísis com o trono egípcio era reforçada pela forma com que por vezes era representada. Em muitas representações, ela usava um adorno na cabeça que possuía um trono vazio, uma referência aos faraós, mas também ao trono vazio deixado por seu marido, Osíris, reconhecido como o primeiro faraó egípcio.

Filho de Rá e Nut, é considerado o deus das tempestades, dos raios e do vento, por este motivo acabou sendo identificado aos deuses estrangeiros e isso levou as pessoas a prestarem adoração a esses deuses similares, o que levou Seth a se tornar inimigo dos deuses devido os conservadores nativos do Egito.

7 – Controle
Além de ser o deus do caos, Seth também é deus do deserto e das terras estrangeiras. Ele também é retratado no Livro dos Mortos como o senhor dos céus do norte e é responsável pelas tempestades e mudança de tempo.

Conheça 5 animais sagrados do Egito

  • Gato. Certamente o gato é um dos animais sagrados mais conhecidos e mais adorados, afinal, ele aparece em muitas artes egípcias, e não é para menos! ...
  • Cachorro. ...
  • Falcão. ...
  • Porco. ...
  • Crocodilo.