Quem matou o Velho do Rio em Pantanal?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

“Eu deixei que você viesse em meu encontro”, diz. O velho – que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata. Entretanto, ele se transformou na entidade que cuida do Pantanal.

De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza. O pecuarista questiona o porquê de o pai nunca ter aparecido para ele durante todos esses anos.

Em seguida, o Velho do Rio aparece em cena para Juma e revela que sabe cada detalhe da briga. Porém, ele conta a ela algo que não sabia: Tadeu não é filho verdadeiro de Zé Leôncio, segredo guardado a sete chaves por Filó (Dira Paes).

A verdade vem à tona no momento em que Tadeu e Zefa (Paula Barbosa) vive um romance atribulado depois que a empregada vai embora, já que o rapaz se nega a casar com ela, após levar a moça para a cama. Mas ele acaba apoiando a amada quando ela conta ter sido vítima de assédio de outro homem.

Em cenas que irão ao ar nessa sexta-feira, dia 07 de outubro em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) se tornará o novo Velho do Rio (Osmar Prado) após infartar na sala de casa. “(José Leôncio está com o retrato do Velho do Rio nas mãos) Com dor no peito e na alma.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

Alcides (Juliano Cazarré) entregou uma das cenas que o público de Pantanal mais esperava: a morte de Tenório (Murilo Benício). Armado de uma zagaia, o peão contou com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira), que distraiu o fazendeiro, e deu um fim no homem responsável por o torturar.

O vilão, no entanto, ainda não está morto. Para sacramentar sua sentença e continuar a sequência da cena que emocionou quem acompanha o folhetim, o Velho do Rio (Osmar Prado), em forma de sucuri, enrola o corpo de Tenório e o leva para o fundo das águas, determinando a morte do personagem.

Alcides irá, sorrateiro, para a fazenda de Tenório em busca de sua vingança. Ele verá o fazendeiro pegando seu barco e colocará o pé na embarcação, provocando um solavanco, que quase fará Tenório cair. "Num vá me dizer que num se deu por satisfeito?", perguntará Tenório.

Joventino morre na novela Pantanal e se transforma no velho do rio, um curandeiro e guardião que é o elo entre o mundo físico e espiritual. Na versão original da obra de Benedito Ruy Barbosa, o mistério termina apenas no último capítulo.

Terça-feira, 4 de outubro
Zaquieu convence Alcides a ficar com Maria Bruaca. Alcides confessa a José Leôncio que foi ele quem matou Tenório. Maria Bruaca deixa a cargo de José Leôncio contar para a Guta a história que ele achar mais verdadeira sobre a morte do ex-marido.

A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Juma (Alanis Guillen) vai revelar um segredo íntimo de Muda (Bella Campos) na reta final de Pantanal. A mulher-onça descobrirá que a amiga está grávida só de olhar para seu corpo e a deixará constrangida.

Tadeu (José Loreto), por exemplo, finalmente descobrirá que José Leôncio (Marcos Palmeira) não é seu pai de sangue. A revelação será feita pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que acalmará o rapaz afirmando que o fazendeiro o adotou com o coração.