Quem matou o gigante que tinha seis dedos?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Ali havia um gigante, descendente dos antigos gigantes, que tinha seis dedos em cada mão e em cada pé. 21 Ele desafiou os israelitas; e Jônatas, filho de Simeia, irmão de Davi, o matou.

6 E tornou a haver guerra em Gate; e havia ali um homem de grande estatura, e tinha vinte e quatro dedos, seis em cada mão, e seis em cada pé, e também era da raça do gigante. 7 E injuriou Israel; porém Jônatas, filho de Simei, irmão de Davi, o matou.

18 E aconteceu depois disso que houve em Gobe ainda outra peleja contra os filisteus; então Sibecai, o husatita, matou Safe, que era dos filhos do agigante.

Samá

Samá é mais bem observado como o valente de Davi, que com uma só tacada, derrotou um exército inteiro de 300-800 homens sobre de um monte de lentilha.

Abisai

Abisai é usado por Deus e, com a lança de Sama, derrota 300 filisteus.

Golias de Gate

Saiba mais sobre nós. Israel e os filisteus se enfrentam em guerra — Golias de Gate, um gigante, afronta Israel e desafia qualquer israelita para um combate pessoal — Davi o enfrenta em nome do Senhor — Davi mata Golias com pedra e funda — Israel derrota os filisteus.

21 Ele desafiou os israelitas; e Jônatas, filho de Simeia, irmão de Davi, o matou. 22 Esses quatro eram descendentes dos gigantes da cidade de Gate e foram mortos por Davi e os seus soldados. OS CINCO GIGANTES QUE DAVI DERROTOU.

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.

Após receber a cabeça de Merabe em um saco, Abner encontra um bilhete. Ele revela que Áquis é o responsável pela morte de sua sobrinha e diz que o rei filisteu mandou um recado para toda a casa de Saul.

gigante Golias

O gigante Golias era o representante do panteão filisteu, e tinha a seu dispor as melhores armas de guerra da época. Mas Davi era o representante do Deus que “salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra” (1 Samuel 17:47).

estava ali para matar somente um golias tinha 4 irmãos que certamente estavam no acampamento ou seja ele foi determinado a matar. 5 gigantes a regra no entanto era que quem matasse o outro ganharia a batalha e foi por esse motivo que ele não precisou usar as outras pedras.

Davi e Saul
Depois da morte de Golias, o rei Saul nomeou Davi como chefe dos homens de guerra. Ele era estimado por toda a tropa e também pelos ministros de Saul.

Pelo menos três desses filhos morreram durante a vida de Davi, pois, além da morte do primeiro filho de Bate-Seba, morreram também seus filhos Amnom e Absalão. Outro filho, Adonias, foi executado logo após a morte de Davi por tentar usurpar o trono (1 Reis 2:25).

Como o texto bíblico acima nos mostra, os principais guerreiros de Davi foram: Josebe-Bassebete: que enfrentou 800 filisteus e lutou até a espada ficar grudada em suas mãos. Sama: que defendeu o campo de suprimento. Eleazar: que estava posicionado para tomar os despojos.

Em "Reis", nos capítulos da semana entre 8 e 12 de maio, Sama (Marcelo Arnal) fica cego após um ataque.

Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Nabucodonosor II devastou o território filisteu em 604 a.C. e, como o resto do Oriente Médio, caiu nas mãos do império de Alexandre, o Grande no século IV a.C.. Naquele tempo, parece que os filisteus já haviam perdido grande parte de sua identidade cultural.

Esses "povos do mar", após várias batalhas marítimas, foram derrotados pelos egípcios sob o comando de Ramessés III. Por fim, foram obrigados a buscar terras mais a leste na região costeira onde era Canaã.

Saul

Deus livrou os israelitas, e o exército de Saul (Carlo Porto) conseguiu vencer a batalha contra os filisteus após 50 anos sem guerras entre os dois povos. O embate começou por conta do ataque de Jônatas (Miguel Coelho) à guarnição dos inimigos.

1Samuel 17:34-37 NTLH. — Meu senhor, — disse Davi — eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha, eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo.

Isso eliminaria a possibilidade de que o gigante usasse suas armas e sua força.