Quem matou o gigante para Davi?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Davi mata o gigante Golias em duelo eletrizante.

O que teria levado Davi a encarar e matar o gigante? Em primeiro lugar, Davi tinha experiência com Deus. Depois foi sua coragem, aliada ao seu bom ânimo, que o levou, com apenas uma funda e cinco pedras, a acertar a testa daquele filisteu e o matar.

Golias de Gate

Israel e os filisteus se enfrentam em guerra — Golias de Gate, um gigante, afronta Israel e desafia qualquer israelita para um combate pessoal — Davi o enfrenta em nome do Senhor — Davi mata Golias com pedra e funda — Israel derrota os filisteus.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas.

29 Então Saul temeu Davi muito mais; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi. 30 E saindo os príncipes dos filisteus, sucedeu que, saindo eles, Davi se conduziu mais prudentemente do que todos os servos de Saul; portanto, o seu nome era muito estimado.

Davi era um jovem comum, e segundo alguns cronologistas, ele não tinha mais que 21 anos de idade quando lutou com Golias. Davi tomou conhecimento do desafio de Golias quando foi enviado por seu pai para levar suprimentos ao acampamento de Israel. Os irmãos de Davi estavam no campo de batalha.

Aquelas cinco pedras podem ser comparadas a cinco tipos de sentimentos ou motivações de Davi. Apenas uma foi usada e as outras ficaram. Do mesmo modo temos muitas armas para vencer nossos problemas e devemos escolher como nos defender corretamente.

Rapha, segundo o texto de 2 Samuel 21, tinha 5 filhos (1 Crônicas 20:8): Golias (1 Samuel 17:23), Isbi-Benobe (2 Samuel 21:16), Safe, nomeado Sipai em 1 Crônicas 20:4, e também como Safe (2 Samuel 21:1), Lami (1 Crônicas 20:5), e o "homem de grande estatura" onde os servos de Davi lutaram com ele em Gate e venceram.

setenta anos de idade

Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.

5 E chegaram os asírios de Damasco para socorrer Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi matou dos sírios vinte e dois mil homens.

Golias confiava em sua força e suas armas avançadas mas Davi confiava em Deus, que não precisa de força humana para vencer (1 Samuel 17:46-47). Golias avançou e Davi correu para enfrentá-lo. Ele colocou uma pedra em sua atiradeira e atirou contra o gigante.

Abisai

Em uma batalha contra os filisteus, Davi foi salvo por Abisai. Durante a peleja o rei Davi ficou muito fatigado. Neste momento um gigante filisteu intentou matá-lo. Porém, Abisai foi ao encontro de seu amigo, o rei Davi.

20Houve ainda outra batalha em Gate, e ali vivia um homem muito grande e forte, descendente dos antigos gigantes, que tinha seis dedos em cada mão e em cada pé, vinte e quatro dedos ao todo. 21Certo dia ele se levantou e desafiou Israel, mas Jônatas, filho de Simeia, irmão de Davi, o matou.…

Depois da morte de Golias, o rei Saul nomeou Davi como chefe dos homens de guerra. Ele era estimado por toda a tropa e também pelos ministros de Saul.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho.

Por esse ato de traição, ele foi executado.O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.