Quem matou Cronos na mitologia grega?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Zeus e seus irmãos conseguiram derrotar Cronos, após uma guerra que durou dez anos – conhecida como “Titanomaquia”. O titã foi expulso para o Tártaro, uma região de grande caos e tormento, e Zeus e os demais deuses ganharam o dom da imortalidade ao derrotarem Cronos, já que este era tido como o “senhor do tempo”.

Mito de criação
Urano aprisionou os filhos mais novos de Gaia no Tártaro, nas entranhas da Terra, causando grande dor a Gaia. Ela forjou uma foice e pediu aos filhos para castrarem Urano. Apenas Cronos, o mais jovem dos titãs, concordou. Ele emboscou seu pai, castrou-o e lançou os testículos cortados ao mar.

Depois das aventuras de Kratos, que alcançou a caixa dentro do templo, Zeus transferiu Cronos para o tártaro. Inclusive, Kratos mata Cronos no Inferno ao buscar uma pedra a pedido de Hefesto (aliás, esta pedra está relacionada à origem de Zeus, que será contada no próximo texto).

Zeus foi a principal divindade da religiosidade da Grécia Antiga, sendo o deus dos céus, do raio e do trovão. Era filho de Cronos e Reia, e tornou-se senhor dos homens e dos deuses depois de resgatar seus irmãos do ventre de seu pai e liderar uma guerra contra os titãs. Ficou marcado por ser infiel a sua esposa, Hera.

Zeus foi salvo e enviado para Creta, local onde foi criado por Gaia, conhecida na mitologia grega como a personificação da Terra. Outras versões desse mito apontam que Zeus foi criado por ninfas. Em todo caso, quando alcançou a idade adulta, Zeus retornou para resgatar seus irmãos.

Poseidon
Poseidon foi um dos três grandes deuses que lideraram a vitória contra o titã Cronos. Depois da vitória, ele e seus irmãos Hades e Zeus disputaram para ver quem dominaria que parte do mundo.

Segundo a mitologia grega, Cronos, deus do tempo, devorava os próprios filhos para que nenhum deles pudesse um dia roubar-lhe o trono. Salvo pela mãe, Réia, Zeus conseguiu escapar ao trágico destino que o aguardava, vindo posteriormente a destronar o pai e a tornar-se rei dos deuses.

Os gregos antigos tinham três conceitos para o tempo: khrónos, kairós e aíôn. Khrónos refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que pode ser medido, associado ao movimento linear das coisas terrenas, com um princípio e um fim.

Afinal, quantos filhos e filhas Zeus teve
Do casamento com a Deusa Hera nasceram seis filhos e filhas: O Deus da guerra e violência, Ares, Hebe, Hefesto, que é deus do fogo e dos vulcões, o Deus Angelos, a Deusa Ilítia e também o deus Éris.

5 – A gestação dourada da mitologia grega
Tudo seguia o protocolo da normalidade até que, em um belo dia, o rei Akrisios ouviu a profecia de que seria morto pelo filho de sua filha, Danae. Para se livrar da cilada, o rei trancou a filha em uma torre (mas que mania!); afinal, dessa maneira ela jamais ficaria grávida.

Ele soube com Atena que Zeus é, na verdade, seu pai, um fato que Zeus manteve em segredo porque ele queria evitar a repetição do que ele fez com seu próprio pai, Cronos. Kratos rejeitou qualquer noção de relacionamento e prometeu matar Zeus e destruir o Olimpo.

Veja todos os deuses que Kratos matou em God of War

  1. 1 - Ares (God of War) (Fonte: YouTube/Reprodução) Fonte: YouTube. ...
  2. 2 - Perséfone (God of War: Chain of Olympus) ...
  3. 3 - Poseidon (God of War 3) ...
  4. 4 - Hades (God of War 3) ...
  5. 5 - Zeus (God of War 3) ...
  6. 6 - Callisto (God of War: Ghost of Sparta) ...
  7. 7 - Baldur (God of War)

A Titanomaquia, na mitologia grega, foi a guerra entre os titãs, liderados por Cronos, contra os deuses olímpicos, liderados por Zeus, que definiria o domínio do universo.

Zeus tem um enorme respeito e temível pavor de Nix, a Deusa da Noite, Os filhos de Nix são a Hierarquia em poder para os Deuses, sua maioria são divindades que habitam o mundo subterrâneo e representam forças indomáveis que nenhum outro deus poderia conter.

Odin vence. que os deuses gregos são superiores, logo, Zeus!

Cronos passou a governar, assumindo como esposa a sua irmã Réia, com quem teve seis filhos, conhecidos por Crónidas: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.

Herácles

Hércules é o nome desse herói dado pelos romanos, enquanto os gregos o chamavam de Herácles. Ele era um semideus, pois era filho de Zeus e de uma mulher, Alcmena. Foi perseguido por Hera, e, em um acesso de loucura, causado pela deusa, matou sua primeira família.

O semideus mais forte do mundo
Hércules é um herói da mitologia greco-romana, um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Ele é conhecido por uma força incomum e pelas doze atividades que fez para se redimir de ter matado sua mulher e seus filhos em um ato de loucura causado pela deusa Hera.

Perseu, filho de Zeus e Danai, é um dos heróis mais emblemáticos da mitologia grega, considerado um semideus. Seu pai, Zeus, é o Deus dos Deuses e, portanto, o principal da mitologia grega.

Zeus era considerado pelos gregos o deus mais poderoso de todos, aquele que regia homens e deuses do alto de seu trono no Monte Olimpo.

Quando Zeus se tornou adulto, pediu ajuda a Métis, filha de Oceano, que com uma beberagem obrigou Cronos a vomitar primeiro a pedra e depois os filhos que havia devorado; Zeus, auxiliado por eles, guerreou contra Cronos e os Titãs (APOLODORO, Biblioteca.