Quem matou Alcides em Pantanal?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

É que o assassinato do fazendeiro dará origem à vingança de Renato (Gabriel Santana), filho de Tenório com Zuleika (Aline Borges). Revoltado, o rapaz vai prometer justiça. Quem mata Tenório é Alcides, com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira).

Confirmado pelo diretor de Pantanal, Alcides foi estuprado por Tenório, e não capado. Na versão original de 1990, embora Alcides (Angelo Antônio) não tenha sido estuprado, a cena foi ainda mais impactante porque o público pôde ver de forma mais explícita o sofrimento do peão.

Ele reverteu a castração, de forma que Alcides não perdeu seu órgão genital. No remake de Pantanal, a vingança de Tenório foi diferente: ele estuprou o peão. O fazendeiro flagrou Maria Bruaca e Alcides no quarto dos peões, prontos para transar e relembrar os velhos tempos.

Alcides foi castrado por Tenório (Antônio Petrin) por ter tido um caso com a patroa, Maria Bruaca (Ângela Leal). A cena da castração de Alcides, desta vez vivido por Juliano Cazarré, foi diferente na nova versão de Pantanal. A ideia foi conduzir o momento de maneira mais sutil.

A vingança começa quando AlcidesTenório empurrando o barco para ir pescar. Pronto para o acerto de contas, o peão coloca o pé na embarcação, provocando um solavanco que faz com que o vilão caia. “Eu voltei para acabar com a tua raça”, anuncia o personagem de Juliano Cazarré.

Na cena, é possível apenas ouvir as súplicas e gritos do peão, enquanto Maria Bruaca tenta entender o que está acontecendo. Confirmado pelo diretor de Pantanal, Alcides foi estuprado por Tenório, e não capado. Ao fim de tudo, o personagem de Benício ainda declara.

No entanto, devido à repercussão negativa da cena na época, o autor da novela, Benedito Ruy Barbosa, alterou o desfecho do peão. Ele reverteu a castração, de forma que Alcides não perdeu seu órgão genital.

Longe dali, Alcides estará preparando a sua doce vingança.
Então eu vô tê que pegá o infeliz na zagaia! Vô atravessa o infeliz e fincá ele no chão!”, finalizará o peão que fincará a zagaia (arpão/lança) no coração do pai de Guta (Julia Dalavia).

O momento é bem doloroso e sangrento, mas será sucedido por uma surpresa: Alcides não vai perder o pênis. O peão acredita que foi castrado, mas, na verdade, não foi. Na versão original de Pantanal, Tenório amarrou o peão e arrancou o órgão genital dele com um facão.

Alcides e Maria acabam relembrando os momentos que viveram juntos na fazenda, mas são surpreendidos por Tenório. O personagem, portado de uma arma, ameaça matar os dois e os mantém amarrados. Após anoitecer, ele revela a intenção de castrar o peão.

Tenório desiste de castrar Alcides e traumatiza peão com “coisa muito pior” Gabriel Bastos - Publicado em 13/09/2022 às 15:28 . Uma das cenas mais chocantes da primeira edição de “Pantanal” foi a castração de Alcides.

Confirmado pelo diretor de Pantanal, Alcides foi estuprado por Tenório, e não capado.

O autor Bruno Luperi, responsável pelo roteiro da novela e neto de Benedito Ruy Barbosa, que escreveu a obra original, já garantiu que não haverá a castração de Alcides. Nesta versão, o personagem será vítima de violência sexual e a ação não será explícita e tão violenta quanto ocorreu anteriormente.

O capítulo de segunda-feira (26), de “Pantanal”, entregou momentos de grande tensão aos espectadores da novela. No episódio, o vilão Tenório (Murilo Benício) executou sua cruel vingança contra a ex-esposa Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e o peão Alcides (Juliano Cazarré).

Alcides (Juliano Cazarré) ficará traumatizado após ser estuprado por Tenório (Murilo Benício) nos últimos capítulos da novela "Pantanal". Na versão original, o vilão tentava castrar o peão, mas o remake mudou a castração para um estupro.

Tenório finge que vai soltar os dois, e tira apenas a mulher da tapera e começa a torturar Alcides. Na cena, não é possível ver o que acontece realmente. Só é possível ouvir os gritos do peão e as súplicas da mulher. Não é possível ver como o ato aconteceu porque a cena em si não mostra nada.

Ardiloso e com os olhos vermelhos de raiva, Tenório encurralou o casal no galpão dos peões onde decidiu então torturá-los de uma das formas mais violentas.

Para quem perdeu a cena, Alcides (Juliano Cazarré) foi vítima de abuso sexual na novela Pantanal. O peão só falou sobre a violência que sofreu no capítulo da última sexta-feira, 30, quando contou tudo para seu amigo Zaquieu (Silvero Pereira). A cena do estupro de Alcides foi ao ar na última segunda-feira.

Ele estava com uma faca perto do pênis de Alcides, ameaçando mutilar o peão. Maria afirmou seu amor pelo peão, o que deixou o ex-marido ainda mais irritado. Tenório, então, arrastou Alcides para um cômodo, e lá ocorreu o estupro. O casal ficou física e emocionalmente abalados.

Alcides (Juliano Cazarré) enfrentará momentos difíceis na reta final de Pantanal. Após ser estuprado por Tenório (Murilo Benício), o boiadeiro reagirá de maneira drástica. Com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira), ele atingirá uma lança no vilão, que sangrará até morrer e ainda terá seu corpo jogado às piranhas.

Desde que pisou nas terras de Tenório, Alcides já estava motivado a matar o grileiro para vingar a morte de seu pai no Sanrandi.