Quem matou a Medusa?

Perguntado por: enobrega . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Como Medusa era uma górgona mortal, tornou-se alvo de Perseu, um herói que recebeu ajuda dos deuses para matá-la. Perseu a encontrou dormindo em sua caverna, a matou e a decapitou. A cabeça de Medusa ainda foi usada por ele como arma e depois entregue para Atena, que a usou como adorno em seu escudo.

Segundo o mito, ela foi decapitada pelo herói, o qual lutou com a Górgona olhando apenas o seu reflexo no escudo polido.

Ela era filha de Fórcis e Ceto, divindades marinhas. Diferente de suas irmãs - Esteno e Euríale - Medusa era mortal. Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Perseu – Deus Grego
Acontece que Zeus (Júpiter), o deus maior, assumiu a forma de uma chuva de ouro, introduziu-se no pequeno aposento onde a moça estava instalada, e a engravidou.

E para se vingar de Atena, Poseidon, sem nenhum pudor, decidiu abusar sexualmente de uma das suas devotas mais fieis, a Medusa. Após isso, rumores do fato começaram a se espalhar. E não é de se espantar que a maioria das pessoas culpavam Medusa, dizendo que ela tinha se aproveitado da situação.

Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo.

Por que Zeus trai a esposa de forma tão sistemática? Hera acredita que tudo seja culpa da incontrolável vulnerabilidade masculina ao prazer carnal. Mas o rei dos deuses não concorda. “Na verdade, o prazer no homem é muito mais tedioso e fraco do que aquele que vocês mulheres compartilham”, diz, para a raiva de Hera.

Zeus era considerado o deus dos fenômenos naturais, e era responsável pelos raios, trovões, chuvas e tempestades. Porém mais tarde, ele também se tornou o deus da justiça e da lei.

Até o próprio Zeus tem medo de sua esposa quando está furiosa. Devido a ela ser a Deusa do Casamento, ela tem grande ódio pelas amantes e filhos ilegítimos de Zeus, já que elas são evidências concretas das infidelidades do marido.

Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena. Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado. A deusa então a transformou na figura com a cabeça cheia de cobras e um olhar que transforma os homens em pedra.

Medusa era uma górgona que possuía duas irmãs imortais, Esteno e Euríale. Era conhecida por sua aparência horrenda, possuindo semelhanças com uma serpente. Transformava em pedra todos os que a olhavam diretamente.

Atena se atirou na frente de Zeus antes que ele pudesse ser esfaqueado e foi morta por Kratos.

Posídon era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foi engolido por Cronos ao nascer.

Thor será morto ao derrotar a serpente de Midgard, uma criatura que vive nos oceanos e que cresceu tanto que é capaz de morder seu próprio rabo. O deus do trovão será morto por este animal.

O semideus mais forte do mundo
Hércules é um herói da mitologia greco-romana, um semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Ele é conhecido por uma força incomum e pelas doze atividades que fez para se redimir de ter matado sua mulher e seus filhos em um ato de loucura causado pela deusa Hera.

Há uma referência clara ao Kraken em Fúria de Titãs, filme de 1981 que tinha efeitos especiais convincentes na época, quando Perseu mata kraken, mostrando a cabeça da Medusa o transformando em pedra.

Perseu, filho de Zeus e Danai, é um dos heróis mais emblemáticos da mitologia grega, considerado um semideus. Seu pai, Zeus, é o Deus dos Deuses e, portanto, o principal da mitologia grega.