Quem mandou construir a Arca da Aliança?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Foi construída pelos hebreus após Moisés receber ordens de Deus no Monte Sinai sobre como construir esse objeto. A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná.

Segundo relatos bíblicos, a arca foi construída no século 13 a.C., por ordem de ninguém menos que Moisés para guardar as tábuas dos Dez Mandamentos. O Antigo Testamento a descreve como um móvel de madeira revestido de ouro. Quem a visse ou tocasse nela tinha morte certeira, com exceção do sumo sacerdote dos hebreus.

19 E aferiu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor, até matar do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande matança entre o povo.

A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança. Entretanto, hoje a Arca não é mais necessária (Jeremias 3:16). Antigamente, Deus manifestava a Sua presença junto da Arca, mas hoje Ele se manifesta por Jesus. A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que viria depois.

Shlomo Bunimovitz, da Universidade de Tel Aviv, a ligação entre o templo e a Arca da Aliança não pode ser feita diretamente. Segundo o estudioso, seria quase impossível provar arqueologicamente que a mesa encontrada é a citada na Bíblia.

A arca sagrada é um símbolo da presença de Deus. A arca era vista como o "escabelo" de Deus ( 1 Crónicas 28: 2 e seu "trono" 1 Samuel 4: 4). A arca foi feita ao mesmo tempo que o tabernáculo, e foi colocada no lugar santíssimo do tabernáculo. Eventualmente, a arca recebeu um lugar no templo em Jerusalém.

O maná, portanto, é um tipo da Palavra de Deus: é o alimento que vem do céu para o sustento do seu povo. E qual é a figura da arca da aliança? Ela representa a presença de Deus no meio dos homens.

Dentro da Arca da Aliança havia as tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara de Arão que floresceu (Êxodo 25:16,21; Números 17:1-10; Deuteronômio 10:1-5). A Arca da Aliança ficava dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo em Jerusalém.

Os querubins da Arca da Aliança estão voltados um de frente para o outro, com as asas estendidas para a frente. A idéia é retratar as asas das criaturas como o trono onde Deus está sentado, enquanto a tampa da Arca é o estrado onde a divindade apóia seus pés.

Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da arca da aliança, e por isso o SENHOR os matou. E o povo chorou por causa dessa grande matança que Deus fez entre eles.

Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.

Segundo a narrativa bíblica, a arca da aliança desapareceu quando o Templo de Salomão, em Jerusalém, foi destruído pelos caldeus, liderados por Nabucodonosor, no século VI a.C. Não existem evidências materiais da arca, e acredita-se que ela tenha sido levada pelos caldeus para a Babilônia e lá desaparecido.

1 Quando já fazia sete meses que a arca do Senhor estava em território filisteu, 2 os filisteus chamaram os sacerdotes e adivinhos e disseram: "O que faremos com a arca do Senhor? Digam-nos com o que devemos mandá-la de volta a seu lugar".

Abinadabe foi o homem em cuja casa a Arca da Aliança ficou guardada durante mais de vinte anos. Mas a Abinadabe é também o nome de pelo menos outras três pessoas na Bíblia, entre elas um dos irmãos do rei Davi.

Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimom; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança. Ele teve oito filhos, e vários netos.

Em 2003, o Serviço Geológico declarou oficialmente que a tábua era genuína. O artefato foi então oferecido à venda ao Museu de Israel, que abriga boa parte dos tesouros do país.

Nabucodonosor II

Teria sido pilhado várias vezes e teria sido totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilónia, em 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém.

A vara de Arão significava um símbolo de advertência em Israel contra os rebeldes. O contexto envolvendo a vara de Arão que floresceu fala do episódio da rebelião suscitada em Israel contra a liderança de Moisés e o sacerdócio de Arão (Números 16; 17).

Quando chegaram ao campo de debulhar cereais que pertencia a Quidom, os bois tropeçaram. Então Uzá estendeu a mão e segurou a arca da aliança.

Depois de Davi ter construído casas para si na cidade de Davi, ele preparou um lugar para a arca de Deus e armou uma tenda para ela. Então Davi disse: "Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço".

Qual era o sabor dele? “Como bolos de mel” (Êxodo 16:31) ou como “azeite fresco” (Números 11:8). Como ele vinha? Vinha com o orvalho todas as manhãs, exceto no Dia do Senhor.