Quem manda verba para o município?

Perguntado por: ifogaca3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Cabe ao Tesouro Nacional, em cumprimento aos dispositivos constitucionais, efetuar as transferências desses recursos aos entes federados, nos prazos legalmente estabelecidos.

O prefeito tem a OBRIGAÇÃO de criar e fazer funcionar muito bem todos aqueles serviços que TODO cidadão necessita para viver.

É o que a prefeitura arrecada através da administração e gerenciamento do seu patrimônio mobiliário, imobiliário e financeiro. Exemplo: juros recebidos e alugueis.

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Os recursos arrecadados diretamente pelos municípios, DF ou estados (ICMS, IPTU, IPVA etc.) devem ser fiscalizados pelos órgãos de controle interno desses entes, pelos tribunais de contas estaduais e municipais, pelas câmaras de vereadores e pelas assem- bleias legislativas, conforme o caso.

  • CONCESSÃO DE PENSÃO VITALÍCIA A CRIANÇAS VÍTIMAS.
  • DO ZIKA VÍRUS.
  • REDE DE ATENÇÃO MATERNA E INFANTIL PARA CUIDADO.
  • DE MULHERES E CRIANÇAS.
  • - CUIDA MAIS BRASIL.
  • - PROGRAMA MÃES DO BRASIL.
  • PISO SALARIAL NACIONAL DA ENFERMAGEM.
  • (ENFERMEIROS, TÉCNICOS, AUXILIARES E PARTEIRAS)

A Constituição Federal de 1988 determina que os Estados devem repassar aos seus municípios: 25% da receita arrecadada com ICMS (Artigo 158, inciso IV); 25% da parcela do IPI transferida pela União (Artigo 159, inciso II, parágrafo 3º);

Já foram repassados mais de R$ 420 bilhões direto aos caixas dos governos estaduais até 15 de janeiro de 2021.

Conforme previsão expressa do art. 29, V, da Constituição Federal, a iniciativa do projeto de lei que disponha sobre remuneração de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários Municipais é exclusiva da Câmara Municipal.

Quem realiza estas competências são os prefeitos e vereadores, ou seja, os aspectos mais imediatos e visíveis das cidades brasileiras são responsabilidade deles! Leia também: a cultura é responsabilidade do município?

O prefeito é o chefe do Poder Executivo de um município. Isso significa que está nas mãos dele o poder de administrar a cidade em que vive.

Receitas de Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria. Receitas de Contribuições Sociais e Econômicas. Receitas Patrimoniais. Receitas Agropecuárias.
...

  • Operações de Crédito.
  • Alienação de Bens.
  • Transferências de Capital.

Atribuições Sumárias: Fiscalizar tributos; Realizar Levantamentos fiscais e contábeis de contribuintes pessoas físicas e jurídicas, Realizar estudos sobre a política de arrecadação, lançamento e cobrança de tributos municipais; Lavrar notificações, autos de infração e outros termos pertinentes.

Arrecadação é o termo usado para designar a coleta dos valores relativos a tributos que devem ser pagos ao Estado por pessoas naturais e jurídicas. Essa coleta é a principal fonte de receita do Governo, e é por meio desses recursos que os gastos públicos são pagos.

Cerca de 90% dos recursos do Fundeb vêm de impostos coletados nos âmbitos estadual e municipal, e os outros 10% vêm do governo federal. Os repasses da União não entram no teto de gastos (Emenda Constitucional 95, de 2016). A emenda aumenta dos atuais 10% para 23% a participação da União no Fundo.

Deve-se notar que, como o repasse do FPM é uma alíquota da arrecadação do IR mais IPI, o montante transferido a cada decêndio é diretamente proporcional ao desempenho da arrecadação líquida desses impostos no decêndio anterior.

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE (FMS)
O FMS é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e seu gestor é o Secretário Municipal de Saúde.