Quem manda no PCC atualmente?

Perguntado por: igil . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Em liberdade, Tuta e Colorido são os principais chefes do PCC atualmente, diz MP.

Marcos Willians Herbas Camacho, pseudônimo Marcola (Osasco, 25 de janeiro de 1968), é um assaltante de bancos, considerado pelo Estado de São Paulo como líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Marcola, chefe do PCC, é transferido para Penitenciária em Brasília - 26/01/2023 - UOL Notícias.

O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.
O PCC e o CV romperam um pacto que mantinham para a compra de drogas e armas em regiões de fronteira em meados de 2016.

Quantos membros têm o PCC 2021? Possui cerca de 30 mil membros, sendo 8 mil apenas no estado de São Paulo. A organização é financiada principalmente pelo tráfico de drogas, mas roubos de cargas, assaltos a bancos e sequestros também são fontes de faturamento.

O grupo usava o símbolo chinês do equilíbrio yin-yang em preto e branco, considerando que era "uma maneira de equilibrar o bem e o mal com sabedoria".

Significa que está tudo bem, tudo ótimo.
É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

O milenar símbolo yin-yang é a representação do PCC, freqüentemente estampado em cortes de cabelo, tatuagens e desenhos feitos pelos adolescentes.

Condenado a mais de 330 anos de prisão, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como o principal chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi transferido do presídio de Porto Velho, em Rondônia, para o de Brasília, no Distrito Federal, onde ele esteve preso até março de 2022.

Tiriça é o integrante da facção criminosa com mais tempo de internação no SPF (Sistema Penitenciário Federal). O prisioneiro deu entrada na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO) em 16 de novembro de 2012. Foi transferido da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP).

PCC

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Em maio de 2020, a Justiça de São Paulo determinou a prisão domiciliar ao suspeito, mas a decisão foi revertida e ele foi mantido preso no presídio de segurança máxima. Logo depois, Da Vinci foi condenado à pena de 10 anos, 7 meses e 15 dias de reclusão, pela qual estava preso.

Valdeci Alves dos Santos, o Colorido, após ser preso em Salgueiro (PE)

Faturamento em alta
A cifra subiu para cerca de R$ 1 bilhão entre abril de 2018 e julho de 2019 (média de R$ 66 milhões por mês).

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Cada organização criminosa possui o seu "estatuto", que, entre suas regras, determina quem pode ou não sair da facção. Tanto no PCC, de São Paulo, quanto no CV, do Rio de Janeiro, é permitida a saída de seus membros e continuar vivo, porém a partir de regras rígidas a serem seguidas fora do mundo do crime.