Quem manda no CEO?

Perguntado por: lvarela . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

O CEO é essencialmente o executivo de mais alto escalão da empresa. Ele tem a maior parte do poder. Ele se reporta diretamente ao conselho de administração. Por outro lado, o presidente está abaixo do CEO na hierarquia da empresa.

Normalmente o COO é o braço direito do CEO e o segundo na linha de comando pois está em contato direto com a operação e é responsável por prever, prevenir e resolver problemas operacionais e logísticos que impactam diretamente a execução da estratégia da empresa.

O COO, o diretor de operações, vem logo abaixo do CEO na hierarquia de uma empresa. Costuma-se dizer que o COO é o braço-direito do CEO.

Chief Executive Officer

O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). É ele o responsável por gerenciar toda a companhia, e isso inclui definir os próximos passos dela, definir a estrutura organizacional, a rentabilidade, comunicar-se com a diretoria, entre outras atribuições de grande impacto.

Salários do cargo de CEO – Brasil
As estimativas de salários têm como base os 1.414 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de CEO. Como a média salarial de R$ 12.500 se aproxima da realidade para você?

O CEO (Chief Executive Officer) é o maior cargo executivo de uma empresa e muitos profissionais querem chegar a essa posição em algum momento de suas carreiras. No Brasil, Santander (SANB11), Vale (VALE3) e Itaú (ITUB4) são as três empresas que pagaram as maiores remunerações a seus executivos em 2021.

O que é a hierarquia de cargos? Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Essencialmente, o presidente lida com as operações do dia-a-dia da empresa e atua como um elo de ligação entre a administração e o CEO. Por sua vez, o CEO lida com o planejamento e os aspectos estratégicos do negócio, ou seja, o planejamento de longo prazo.

O que é Diretor executivo:
Cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa. Responsável pelas decisões executivas da empresa, também conhecido como CEO.

Um diretor executivo (CEO) é o principal cargo de uma empresa e suas responsabilidades incluem resolver e tomar decisões importantes, gerenciar os recursos e operações gerais de uma organização e atuar como o ponto central de comunicação entre o operacional e o conselho de administração.

Por atuar como o braço direito do CEO, o CFO deve estar preparado a auxiliar o Presidente da empresa a liderar o negócio por meio de suas habilidades financeiras, experiência operacional e expertise estratégica.

A figura de dois CEOs (CEO + Co-CEO) dentro da empresa pode ser algo que chama a atenção hoje, mas há uma tendência para que o tema seja tratado com mais normalidade, dada a constante e natural evolução do papel e das atribuições dos C-Levels.

Esse profissional deve ter conhecimento técnico da sua área de atuação e de gerenciamento de pessoas. Hierarquicamente, o diretor está acima do gerente.

Diretores de Empresas
Isso faz com que os seus salários sejam bem acima da média de um brasileiro comum. Em alguns setores, como, por exemplo, o varejo de luxo, os salários médios dos diretores gerais chegam a 100 mil reais, segundo os dados do Estudo de Remuneração 2022, da consultoria Michael Page.