Quem manda na Inglaterra a rainha ou o ministro?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Nela, é apresentada uma Chefia de Estado – representada pela Coroa – e uma Chefia de Governo – representada pelo cargo de Primeiro-Ministro. O rei/rainha ocupa o cargo de monarca e de comando do Reino Unido, além dos 56 países da Commonwealth (Comunidade das Nações, em português), que reúne antigas colônias britânicas.

A Rainha Elizabeth era a chefe de Estado do Reino Unido e de alguns países da Commonwealth (entre eles, a Austrália, o Canadá, a Jamaica e a Nova Zelândia). Porém, ela não possuia poderes executivos ou legislativos, essa parte fica com o Parlamento.

É governado a partir da sua capital, Londres. O actual monarca e chefe de estado do Reino Unido é o Rei Carlos III do Reino Unido, que subiu ao trono em 2022, após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II do Reino Unido, no dia 8 de setembro do referido ano.

Na monarquia, forma de governo vigente no Brasil antes da proclamação da república, o país é governado pelo rei, ou monarca, que exerce a função de chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade, apenas integrantes da família real podem chegar ao cargo de rei.

Quem sucede a rainha Elizabeth no trono? Com a morte da rainha, quem assume o trono do Reino Unido e dos outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, é o seu filho mais velho, o príncipe Charles, que recebe o título de Charles III.

Um rei tem status de nobreza mais elevado que o de um príncipe, e dos títulos de nobreza que estão abaixo do de príncipe. O equivalente feminino do rei é a rainha, embora o termo "rainha" possa referir-se também a uma soberana no seu próprio direito, a uma rainha reinante, ou à esposa de um rei, uma rainha consorte.

Rei: Charles III (desde 8 de setembro de 2022). Antecessor: Rainha Elizabeth II. Primeiro-ministro: Rishi Sunak (desde 25 de outubro de 2022), Partido Conservador.

Sua Alteza Imperial e Real o Senhor Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança, é o legítimo depositário dos direitos ao Trono e à Coroa do Brasil – de jure, Imperador Constitucional e ...

Quem é Charles, que assume trono britânico no lugar da rainha Elizabeth II. Com a morte da rainha Elizabeth II, Charles automaticamente se torna o novo rei do Reino Unido. Aos 73 anos, ele será o monarca mais velho a ser coroado na história britânica.

A riqueza privada da família real é gerada principalmente pelos lucros do Ducado de Lancaster, um portfólio de terras, propriedades e bens que são administrados de forma separada do patrimônio da monarquia.

A manutenção da monarquia britânica na sociedade contemporânea pode ser explicada, de acordo com historiadores e especialistas no tema, pelo forte caráter identitário que ela carrega, uma vez que é um reflexo vivo da história e da tradição do Reino Unido.

São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu.

Além do Reino Unido, a rainha Elizabeth II, morta em setembro aos 96 anos, era monarca de outros 14 países.

Marrocos, Jordânia, Omã, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e Bahrein também têm monarcas governantes.

No regime vigente no Reino Unido, o Rei exerce o papel de Chefe de Estado. O primeiro-ministro, por sua vez, tem a função de Chefe de Governo e o cargo é atualmente ocupado por Rishi Sunak. O cargo de monarca, passado de Elizabeth II para seu filho Charles III, possui poder vitalício e hereditário.

Com a coroação, o rei Charles III assume o posto de governador supremo da Igreja da Inglaterra. Ele foi ungido, abençoado e consagrado pelo arcebispo. Além disso, recebeu o anel da coroação, a coroa e os cetros das mãos do líder da Igreja Anglicana.